Mais de 700 crianças em idade escolar que se encontravam fora do sistema de ensino, na vila mineira do N'zagi, município do Cambulo, província da Lunda-Norte, estão, desde segunda-feira, a aprender a ler e escrever na nova escola primária, de sete salas de aula, inaugurada pela governadora Deolinda Vilarinho.
De acordo com a administradora, cerca de 350 crianças do município do Cambulo estão fora do sistema de ensino, estando as autoridades administrativas a trabalhar para se aferir a fiabilidade dos números, com vista a serem encontradas soluções.
Bernadeth Muacariata explicou que, além dos investimentos que visam a expansão e ampliação da rede escolar, principalmente nas zonas mais afastadas da sede municipal, deve-se trabalhar num recenseamento para a obtenção de dados estatísticos reais sobre o número de crianças fora do sistema de ensino.
A administradora considera que conhecer o número de crianças fora do sistema de ensino é uma tarefa que deve ser executada mediante uma acção multissectorial, envolvendo todas as forças vivas do município, desde os órgãos da Administração Local do Estado, autoridades tradicionais, igrejas, comissões de moradores, até aos pais e encarregados de educação.
"Precisamos de fazer um recenseamento para aferir a fiabilidade dos números. É um trabalho que deve ser multissectorial, com a participação de todos", disse, indicando que a escassez de salas de aula não é o único factor da existência de crianças fora do sistema de ensino.
A utilização de menores em trabalhos do campo, concretamente na agricultura de subsistência, produção de carvão vegetal e outras actividades, com o incentivo de tutores, incluindo a ausência por altura das matrículas e inscrições, são outros elementos que fazem com que muitas crianças não tenham a oportunidade de estudar.
As comunas do Canzar, Luia e Cachimo, acrescentou, são as que representam maior preocupação em termos de crianças não matriculadas.
Bernadeth Muacariata informou que com a entrada em funcionamento da nova escola, num investimento de 46 milhões de kwanzas, o município do Cambulo eleva para 24 o número de estabelecimentos de ensino, totalizando 183 salas de aula.
"As necessidades actuais apontam para mais 20 escolas, num total de 112 salas de aula, para dar resposta à procura em toda a circunscrição municipal”, sublinhou, dando a conhecer que, no presente ano lectivo, foram matriculados 26.186 alunos.
Bernadeth Muacariata garantiu que o processo de ensino e aprendizagem é assegurado por 401 professores, sendo necessários mais 300.
No concurso público aberto pelo Ministério da Educação, disse, o município do Cambulo foi contemplado com 47 vagas para a admissão de professores.
Outros projectos
A administradora destacou, entre os projectos em curso, no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, os ligados aos sectores da Educação, Saúde, Energia e Águas, bem como a capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade, registo civil e fomento da actividade agro-pecuária.
Bernadeth Muacariata fez saber que estão, também, entre as prioridades a conclusão de obras de escolas nas localidades mais afastadas da sede municipal, postos de saúde e sistemas de abastecimento de água.
Com mais de 150 mil habitantes, o município do Cambulo dista a 90 quilómetros da cidade do Dundo, capital da Lunda-Norte.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginUm total de 60 cidadãos nacionais com idades entre 17 e 39 anos foi detido, durante o final de semana, pela Polícia Nacional, na Huíla, por suspeita na prática dos crimes de homicídio, roubos, tráfico de drogas, ofensas à integridade física e posse ilegal de arma de fogo.
O multilateralismo é a melhor opção para dar resposta aos diversos e complexos desafios do actual contexto da política internacional dos Estados e das instituições, defendeu, ontem, em Luanda, o ministro das Relações Exteriores, Téte António.
Fertilidade dos solos e abundância de água permitem a implementação de várias culturas, algumas das quais particularmente exigentes, como a videira e o olival, que já têm produções de elevada consideração, que permitem a montagem de indústrias nessa região da Província do Cuanza-Sul
O embaixador da Venezuela na Nigéria, Alberto Castellar Padilla, prestou a Angola informações preponderantes sobre o referendo de 3 de Dezembro à volta da disputa territorial com a República Cooperativa da Guiana.
O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, vai avaliar diversos empreendimentos do sector nas províncias do Cuanza-Sul, Huambo e Bié, durante a visita de trabalho para radiografar as obras em curso no Sul do país.