A sede do Ministério das Finanças (MINFIN) vai passar a funcionar "temporariamente" no edifício Imob Business Tower 1356, na rua Major Kanhangulo, bairro Patrice Lumumba, Distrito Urbano da Ingombota, em Luanda.
A produção nacional de frango e outros produtos pecuários é o tema da reunião, que decorreu na manhã de segunda-feira, em Luanda, entre a Coordenação Económica do Governo e as diversas associações avícolas.
O presidente do Banco Africano de Exportação e Importação (Afreximbank), Benedict Okey Oramah, garantiu que, com a construção e funcionamento da fábrica de fertilizantes na vila do Soyo, o continente africano vai aumentar as reservas de gás natural, fosfato e potássio.
O responsável do Afreximbank, que falava ao Jornal de Angola à margem da visita do ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, ao Soyo, na passada terça-feira, garantiu que a fábrica foi projectada para ser um condutor na diversificação de fertilizantes.
"Projectada como foi, a fábrica de fertilizantes do Soyo, sem dúvidas nenhumas, vai ser a maior de África”, realçou o economista nigeriano ao serviço do Afreximbank, acrescentando que as existentes têm uma capacidade abaixo da que está a ser construída na vila petrolífera do Soyo.
Para o presidente do Afreximbank, a pandemia da Covid-19 e a guerra entre a Rússia e a Ucrânia despertaram o continente africano para a produção de cereais, logo o Executivo angolano projectou uma fábrica de fertilizantes na vila do Soyo, a maior de África.
A crise, que abalou o mundo, precisou, provocou o aumento dos preços dos fertilizantes de fosfato, produto muito utilizado pelos agricultores em África.
Os preços dos fertilizantes, acrescentou, como ureia e fosfato, também registaram uma subida, na ordem de 60 por cento, no mercado internacional.
Deste modo, como realçou, os agricultores africanos sem valores financeiros para a aquisição dos fertilizantes diminuíram a produtividade agrícola. Benedict Okey Oramah disse que a Fábrica de Fertilizantes do Soyo é a mais importante de África.
Governo
O governador provincial do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, regozijou-se pelo projecto, que considerou muito importante para Angola e os países da região da SADC.
Avaliada em mais de dois mil milhões de dólares, esta fábrica de fertilizantes, cuja conclusão está prevista para 2027, vai dispor de uma capacidade de produção anual de 1,3 milhões de toneladas de fertilizantes nitrogenados, mais conhecido por ureia.
A ureia, fertilizante sólido com a maior quantidade de nitrogénio, é muito utilizada na adubação de plantas, devido à sua eficácia na produtividade.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO município de Camacupa, na província do Bié, está a posicionar-se para se tornar, no mais curto espaço de tempo, numa referência no domínio da indústria, com a conclusão das obras de reabilitação da Barragem Hidroeléctrica do Cunje 1.
O projecto “Trans-Cunene” de ligação ferroviária entre as Repúblicas de Angola e da Namíbia, orçado em 700 milhões de dólares, foi apresentado, na última quinta-feira, ao Governo Provincial do Namibe pela Global Business Development (GBD), empresa namibiana responsável pela empreitada.
A Secil Marítima informou, este sábado, que concluiu com êxito os trabalhos de recuperação de uma embarcação que operavam nas rotas Soyo-Cabinda (vice-versa) e Cabinda-Luanda (vice-versa) no âmbito da cabotagem norte.
O segundo comandante provincial de Luanda da Polícia Nacional, comissário Pedro Januário, pediu, esta segunda-feira, aos cidadãos maior colaboração com as forças da ordem e evitarem resistir em caso de uma orientação dada para ajudar a dirimir um possível conflito na via pública.
Vários deputados de diferentes partidos políticos da Assembleia Nacional defenderam, no passado sábado, na província do Moxico, que o Festival do Luvale deve ser orçamentado para que tenha outra dimensão cultural.