A Ombala do Tchingolo viu o novo soberano ser entronizado, no passado domingo, trata-se do trigésimo rei na linhagem, Narciso Sakulenga Tchipiquita, conhecido a partir de agora como Tchipiquita II.
Três cidadãos nacionais, com idades compreendidas entre os 25 e 45 anos, foram apresentados, hoje, no Lucala, província do Cuanza-Norte, acusados de furtarem 400 travessas dos Caminhos de Ferro de Luanda.
Pelo menos, 57 pessoas morreram vítimas de VIH/Sida dos 1.145 casos positivos diagnosticados durante o primeiro semestre deste ano, Cuando Cubango, informou, terça-feira, em Menongue, a supervisora provincial da luta contra a doença, Maria Matias.
Maria Matias explicou que os 57 pacientes faleceram durante o uso do Tratamento Antirretrovirais (TARV) e no período em balanço foram realizados 21.486 testes voluntários em crianças, adolescentes, mulheres grávidas e adultos nas diferentes unidades sanitárias na província.
Referiu que comparativamente ao período homólogo de 2023, a sua instituição registou um aumento de 177 casos positivos de VIH/Sida e de 31 mortes, dos 19.720 cidadãos que aderiram ao teste voluntário da doença.
A supervisora provincial da luta contra o VIH/Sida disse, também, que durante o primeiro semestre deste ano os Centros de Aconselhamentos e Testagem Voluntária (CATV) registaram 134 novos casos positivos em mulheres grávidas e 19 crianças com desfecho positivo que nasceram de mãe seropositivas.
Acrescentou que em 2023 foram registadas um total de 156 mulheres grávidas que testaram positivo ao VIH/Sida e quatro crianças que nasceram livres da doença de mães seropositivas.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO segundo comandante provincial de Luanda da Polícia Nacional, comissário Pedro Januário, pediu, esta segunda-feira, aos cidadãos maior colaboração com as forças da ordem e evitarem resistir em caso de uma orientação dada para ajudar a dirimir um possível conflito na via pública.
Vários deputados de diferentes partidos políticos da Assembleia Nacional defenderam, no passado sábado, na província do Moxico, que o Festival do Luvale deve ser orçamentado para que tenha outra dimensão cultural.