Política

Vida de ex-militares em Benguela melhora com inserção em programas sociais

Maximiano Filipe|Benguela

Jornalista

A inserção dos ex-militares, veteranos da pátria e suas famílias nos diversos programas de geração de renda está a contribuir na melhoria da qualidade de vida desta camada da sociedade, na província de Benguela.

25/03/2023  Última atualização 07H20
Director do Gabinete Provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria em Benguela, Jorge Damião Sapesse © Fotografia por: Maximiliano Filipe/Edições Novembro

Segundo o director do Gabinete Provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria em Benguela, Jorge Damião Sapesse, que avançou a informação no município da Ganda (210 quilómetros a Sul da cidade de Benguela), por ocasião do 23 de Março, em homenagem aos heróis da Batalha do Cuito Cuanavale e da Libertação da África Austral, os ex-militares, antigos combatentes e veteranos da pátria e suas famílias têm merecido apoio total do Governo.

Disse que a entrega de kits técnico-profissionais, bem como a facilitação na obtenção do crédito para a criação de pequenos negócios tem sido tarefa constante, mecanismo que, também, contribui para mudar o quadro de vida dos ex-militares, face à carência social de antes.

Em representação do governador provincial Luís Nunes, referiu que, para colmatar as diversas dificuldades sociais desta franja da sociedade, o Executivo tem gizado vários mecanismos para reforçar e acelerar o crescimento económico e social, permitindo o aumento da capacidade de sustentabilidade das famílias e combater a pobreza nas comunidades.

Para o responsável, mesmo com alguns constrangimentos de âmbito natural e não só, estes programas têm vindo a mudar a imagem das famílias dos ex-militares nos 10 municípios da província de Benguela.

Lembrou que há menos de dois anos mais de 900 kits foram distribuídos aos ex-militares e veteranos da pátria, com destaque para os de Agricultura, Comércio, Serralharia, Empreendedorismo, Corte Costura, Carpintaria, Moto-táxi, Alvenaria, Pecuária, Electricidade, Informática, entre outros.

Jorge Sapesse explicou que, actualmente, a província já tem condições para o processo de recadastramento do pessoal que, na fase anterior, não havia sido abrangido, por razões diversas, designadamente, a falta de documento comprovativo sobre o tempo de actividade.

A situação social dos antigos combatentes e veteranos da pátria continua a merecer maior atenção a nível do Governo de Benguela, "que tudo tem feito para aumentar ao mais alto nível a qualidade de vida dos mesmos”.

Sobre a Batalha do Cuito Cuanavale, Jorge Damião Sapesse reconheceu que, constitui um pilar importante para todos os angolanos e serve de reflexão para juntos se preservar as conquistas alcançadas no plano social, económico, político e militar.

"O Executivo local garante continuar a criar mais oportunidades diversificadas, para os ex-militares, de modo que consigam desenvolver as actividades de geração de renda, como é o caso da agricultura, o comércio, empreendedorismo, que já estão a dar bons frutos, sobretudo, nos bairros das periferias das cidades”, disse.

A data foi marcada com a romagem ao Cemitério Municipal da Ganda e contou com a deposição de uma coroa de flores no túmulo do soldado desconhecido, evento que juntou membros do Governo de Benguela, ex-combatentes da Batalha do Cuito Cuanavale, representantes dos partidos políticos, membros do Conselho de Auscultação Social da Ganda, autoridades tradicionais e entidades religiosas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política