Mais de 80 jornalistas foram presos e torturados no Afeganistão no espaço de um ano, desde que os talibãs regressaram ao poder, por relatarem protestos pacíficos, revela a Amnistia Internacional num relatório publicado hoje e citado pela Lusa.
A presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, acusou Donald Trump de “instigar ataques contra as Forças da Ordem”, ao criticar a Polícia Federal pelas buscas na sua mansão, como o tinha feito pelo ataque ao Capitólio a 6 de Janeiro de 2021.
O Vice-Presidente do Malawi, Saulos Chilima, rejeitou, este sábado, as acusações feitas contra si pelo Gabinete Anti-corrupção, que levaram o Presidente Lazarus Chakwera a retirar-lhe todos os poderes, devido à impossibilidade legal de o demitir.
De acordo com a Reuters, o porta-voz da Vice-Presidência, Pilirani Phiri, afirmou que "Chilima toma nota do conteúdo do relatório do Gabinete Anti-corrupção” e acrescentou que "o relatório não apresenta detalhes de alegada conduta criminosa”.
O porta-voz acrescentou que Chilima foi acusado sem provas e criticou que o órgão não tenha apresentado anteriormente as suspeitas sobre Chilima, para este se poder pronunciar durante as investigações, segundo o jornal Nyasa Times.
"Em vez disso, uma narrativa tendenciosa foi sustentada ao longo de vários meses e que incitou o ódio público contra os indivíduos citados, que assistem impotentes enquanto as suas vidas são arruinadas à espera da oportunidade de contarem a sua versão”, disse Phiri. A este respeito, sublinhou que "há um profundo sentimento de falta de justiça” e salientou que "embora os esforços do Gabinete Anti-corrupção mereçam o apoio inabalável de todos”, esta "luta deve ser feita dentro da lei”.
"Um requisito da lei é a presunção de inocência até que um tribunal competente declare a culpa e que as acusações de actos criminosos sejam feitas no âmbito de procedimentos judiciais”, observou.
O porta-voz concluiu afirmando que Chilima "entrou no serviço público para servir os interesses do povo do Malawi e nunca esteve envolvido em tramas perversas ou criminosas, como é sugerido pelo Gabinete Anti-corrupção”. O nome do Vice-Presidente apareceu na lista 'Sattar' do Gabinete Anti-corrupção, que suspeita que Chilima e outros funcionários governamentais e das Forças Armadas e de segurança tenham recebido dinheiro do empresário Zuneth Sattar.
Chakwera venceu as eleições presidenciais de 2020, realizadas depois das de 2019 - nas quais o ex-Presidente Peter Mutharika foi reeleito - terem sido anuladas pelos tribunais devido a irregularidades registadas durante o processo.
Depois disso, o novo Presidente prometeu no discurso de posse no final de Junho de 2020 combater a corrupção no país e pediu ao aparelho judiciário "que faça mais para acabar com a cultura da corrupção e da justiça selectiva”, embora membros do seu próprio Executivo tenham sido envolvidos em escândalos de corrupção. Lazarus Chakwera anunciou em 21 de Junho a retirada de todos os poderes a Saulos Chilima, e a suspensão do chefe de Gabinete da Câmara dos Representantes e do chefe da Polícia por corrupção.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginOs líderes da Letónia e da Estónia insistiram, este domingo, na necessidade de endurecer restrições de viagem aos russos, incluindo a proibição de vistos turísticos, contrariamente ao que defende a Alemanha, cujo Governo rejeita um veto generalizado aos cidadãos russos.
Um primeiro navio humanitário fretado pela ONU para transportar cereais ucranianos foi carregado hoje com 23.000 toneladas de trigo e está pronto a sair para o mar, anunciou o ministro das Infra-estruturas da Ucrânia.
Em caso de vitória no pleito eleitoral de 24 de Agosto, o P-NJANGO, partido liderado por Dinho Chingunji, trabalha com o objectivo de colocar, no mínimo, 30 deputados na Assembleia Nacional, afirmou, este domingo, em Caxito, província do Bengo, o segundo vice-presidente.
O candidato a Presidente da República pelo PRS, Benedito Daniel, prometeu, em Caxito, que, em caso de vitória nas Eleições Gerais, o seu governo impulsionará o sector da Agricultura no Bengo, para assegurar o desenvolvimento da região.
O candidato a Presidente da República pela UNITA, Adalberto Costa Júnior, afirmou, este domingo, no Luena, província do Moxico, após apelar aos eleitores a observarem o civismo, que os angolanos devem evitar os erros do passado e trabalhar para a promoção da paz e da estabilidade.
Nas primeiras eleições em Angola, em 1992, a grande surpresa foi o Partido de Renovação Social (PRS), que conseguiu seis assentos parlamentares (três no círculo nacional e três em dois círculos provinciais, Lunda-Norte e Lunda-Sul), posicionando-se em terceiro lugar, à frente da histórica FNLA. Trinta anos depois, resistem, no universo dos partidos que concorreram nas primeiras eleições, MPLA, UNITA, FNLA, PRS e PDPA-ANA.