Luanda acolhe, desde o princípio da manhã desta segunda-feira, a XVI Reunião Extraordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), para avaliar o plano estratégico e as reformas da organização.
O Novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, localizado no Distrito de Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, em Luanda, vai ser inaugurado no final deste ano, informou, esta segunda-feira, o Presidente da República, João Lourenço.
A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, enalteceu, sexta-feira, a dinâmica sustentável e integrada da comunidade de Camizunga, no distrito de Catete, município de Icolo e Bengo, que considerou um modelo para ser replicado em outras regiões do país.
A aldeia da Camizunga, referiu a Vice-Presidente da República, é para o futuro um bom exemplo para as comunidades em resiliência, sustentabilidade e desenvolvimento inclusivo, em que cada habitante está sensibilizado para fazer a sua parte em prol do bem-estar comum.
Esperança da Costa disse que, além do apoio da administração local, a aldeia vai, merecer a atenção de diversos departamentos ministeriais, para que o projecto seja cada vez mais evolutivo, fortalecido e reforçado.
A Vice-Presidente da República referiu que os diferentes órgãos governamentais vão direccionar e proporcionar o devido apoio à educação, com vista a melhorar a classe docente e o processo de ensino e aprendizagem.
No que toca à saúde, Esperança da Costa disse que a aldeia da Camizunga tem um posto médico que teve melhoria na sua infra-estrutura e que está a permitir um atendimento mais profissionalizado, humanismo e com dignidade para as populações.
Casa modelo da aldeia
Em relação à casa modelo construída de tijolos fabricados por jovens, a Vice-Presidente referiu que é um projecto que tem várias valências, com baixos custos ao Estado e tem um impacto muito positivo nas comunidades mais vulneráveis, retirando a precariedade através da inserção de jovens para o empreendedorismo e o envolvimento das famílias nas actividades comunitárias.
Kits de auto-emprego
Um total de 95 jovens da aldeia Camizunga beneficiou, ontem, de diversos kits profissionais, do Plano de Acção para Promoção da Empregabilidade (PAPE),
Aos beneficiários dos kits profissionais, Esperança da Costa sublinhou que devem a partir de agora dinamizar com profissionalismo as áreas de construção civil, ladrilhagem, carpintaria, serralharia, electricidade, corte e costura, pastelaria e manicure.
Por fim, a Vice-Presidente da República manifestou satisfação por ter a oportunidade de visitar uma comunidade de aproximadamente 840 famílias que está em desenvolvimento de forma sustentável e integrada, sem, no entanto, onerar o Estado.
Parceria do GPL
O vice-governador da província de Luanda para o sector Económico, Gilson dos Santos Antunes Carmelino, disse que a ONG Atos, que apoia a comunidade, é parceira do GPL e está a contribuir no programa da auto-suficiência alimentar, a municipalização da acção social, inclusão, geração de trabalho e de rendimento nos mais diversos domínios da vida da comunidade da Camizunga.
Requalificação da aldeia
O administrador municipal de Icolo e Bengo, Nelson Funete informou ao Jornal de Angola que na próxima segunda-feira a aldeia da Camizunga vai lançar a pedra para a construção de uma escola primária de sete salas e um posto médico.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA cerimónia dos 35 anos da Batalha do Cuito Cuanavale, assinalada a 23 deste mês, foi comemorada, ontem, no Freedom Park, na cidade de Pretória, África do Sul, com a participação na actividade de membros dos partidos MPLA (Angola), SWAPO (Namíbia) e ANC (África do Sul).
A Assembleia Nacional realiza, hoje, a partir das 9h00, na Sala Multiuso, uma conferência sobre "violência contra a mulher e Direitos Humanos" que vai abordar, entre outros temas, os grandes desafios do problema no âmbito da aplicação da Lei Contra a Violência Doméstica. O evento vai ser aberto pela presidente do Parlamento, Carolina Cerqueira.
O Presidente da República, João Lourenço, visitou, esta segunda-feira, as obras do Novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, localizado na Distrito de Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, em Luanda, onde recebeu explicações detalhadas sobre as fases de construção da infra-estrutura.
Luanda acolhe, hoje, a XVI Reunião Extraordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), durante a qual está previsto um debate político sobre “o papel dos mares e oceanos na projecção internacional” da organização.
O Presidente de Moçambicano, Filipe Nyusi, encontra-se, deste domingo, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, onde até dia 30 vai orientar actividades enquadradas na presidência rotativa mensal do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que Moçambique detém desde dia 1 de Março.
A cerimónia dos 35 anos da Batalha do Cuito Cuanavale, assinalada a 23 deste mês, foi comemorada, ontem, no Freedom Park, na cidade de Pretória, África do Sul, com a participação na actividade de membros dos partidos MPLA (Angola), SWAPO (Namíbia) e ANC (África do Sul).
A Assembleia Nacional realiza, hoje, a partir das 9h00, na Sala Multiuso, uma conferência sobre "violência contra a mulher e Direitos Humanos" que vai abordar, entre outros temas, os grandes desafios do problema no âmbito da aplicação da Lei Contra a Violência Doméstica. O evento vai ser aberto pela presidente do Parlamento, Carolina Cerqueira.
Cerca de 80% dos jovens são-tomenses querem abandonar o país em busca de melhores condições de vida, nomeadamente emprego e saúde, e muitos perderam esperança no desenvolvimento do arquipélago, indica um estudo do Conselho Nacional da Juventude são-tomense.
Dez cidadãos, dos quais sete nigerianos, um serra-lionense e dois angolanos foram detidos pelo Serviço de Investigação Criminal acusados por tentativa de furto de navio petroleiro denominado "Ngol Dande" da Sonangol Shipping, com documentos falsos.