Política

Vice-Presidente da República termina visita a Ancara com deslocação à Embaixada de Angola

Nilza Massango

A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, visitou, segundafeira, em Ancara, a Embaixada de Angola na Turquia, país onde participou, sábado, na cerimónia de investidura do Presidente Recep Tayyip Erdogan, reeleito para um novo mandato de cinco anos.

06/06/2023  Última atualização 07H00
Esperança da Costa percorreu os sectores da representação diplomática ao lado do embaixador José Patrício © Fotografia por: João Gomes | Edições Novembro | Ancara

Antes de embarcar para Luanda, por volta das 12 horas (hora local), Esperança da Costa inteirou-se, no período da manhã, sobre o funcionamento e os serviços prestados pela Embaixada.

Numa visita guiada pelo embaixador José Patrício, a Vice-Presidente visitou todos os sectores do edifício diplomático, desde o andar menos zero até ao segundo, passando pelas áreas administrativa, financeira e o Sector Consular, onde, por média mensal, são emitidos cerca de 40 vistos.

Antes de sair, Esperança da Costa assinou o livro de honra da Embaixada, deixando a seguinte mensagem: "Hoje, 5 de Junho, temos a elevada honra de visitar a Embaixada de Angola em Ancara, Turquia, no quadro da presente relação bilateral existente entre os nossos países. Fazemos votos de que a partir desta casa se desenvolvam esforços para um maior impulso nas relações entre os nossos Estados e se desenvolva, igualmente, uma parceria estratégica assente no respeito pela Soberania dos Estados”.

Em entrevista à imprensa, o embaixador de Angola na Turquia, José Patrício, ao se referir sobre as relações entre os dois países, frisou que a troca de visitas dos Presidentes João Lourenço e Recep Tayyip Erdogan, constitui um marco que cimentou a confiança mútua.

José  Patrício defende que para uma cooperação sólida, é necessário que se assente no pilar da confiança, da base jurídica, outro pilar que foi erigido durante as visitas, ou seja, os acordos, que além da confiança, serão segurança para os investidores.

"De lá para cá, temos esses dois pilares. Existe ainda o terceiro que é das trocas comerciais, que têm estado a acontecer. Não vou dizer que o quadro é óptimo, mas é um quadro francamente positivo. E vamos ter, em breve, uma missão empresarial turca, o que significa, de facto, que há desejo, vontade para se fazer negócios em Angola”, apontou José Patrício.

A ida a Angola da missão turca, acrescentou, é uma forma de constatar "in loco” o ambiente de negócios, as possibilidades, explorar parcerias com a sua contraparte angolana, que são os empresários e as empresas angolanas. Sobre o desafio dos dois países, aumentarem o fluxo de negócios anuais, para 500 milhões de dólares, José Patrício explicou que, na altura, o balanço era à volta de 250 milhões de dólares, dos quais os dois Presidentes se comprometeram em duplicar nos próximos anos.

"Estamos ainda no início, mas temos indicadores positivos, há memorandos de entendimento que são expressões de fortes investimentos, em sectores chaves e importantes para Angola, como das Infra-estruturas, da Indústria Militar, a Agroalimentar, Agricultura, que são sectores que estão em desenvolvimento”, destacou.

 

Vistos emitidos

Por média mensal, o Sector Consular emite cerca de 40 vistos, disse o embaixador, que ressaltou o facto de os empresários fazerem muito o uso de vistos de fronteira, o que não se reflecte na estatística.

Sobre os angolanos que visitam a Turquia, apontou existir turismo de Angola para a Turquia, mas a realidade acontece fundamentalmente para as trocas comerciais, o pequeno comércio, que é muito dinâmico, em que existem muitos angolanos que vão à Turquia para a compra de produtos diversos, entre tecidos e roupas.

"Estamos recordados aquando da Covid-19, que ficaram retidas na Turquia 50 senhoras, as mesmas  fazem o fluxo de negócios e  não viajam por turismo”, explicou, acrescentando que há, também, cidadãos e famílias turcas que residem em Angola e que fazem pequenos negócios, com pequenas empresas instaladas no país.

 

Cruzamento de culturas

Do ponto de vista cultural, a Embaixada, no sentido de promover a imagem do nosso país na Turquia, tem trabalhado muito com o artesanato e outros produtos de referência, como o café e tecidos de origem angolana.

José Patrício contou que a Embaixada tem participado de forma proactiva em algumas iniciativas locais, incluindo com a Primeira-Dama da Turquia, que editou uma antologia com provérbios africanos, onde se contribuiu com provérbios angolanos.

De acordo com o chefe da missão diplomática angolana, a Embaixada esteve ainda envolvida numa mostra da gastronomia do país, no Palácio Presidencial de Ancara. "Portanto, isso já está tudo em livros, sendo uma forma de promoção do país”, ressaltou.

Ainda no âmbito cultural, a Embaixada projecta fazer uma exposição itinerante em locais destacados da Turquia, começando em Ancara, no aeroporto, na Estação Central Ferroviária, com os produtos angolanos, e assim levar a imagem de Angola à Turquia.

 

Plataforma de negócio regional

O embaixador José Patrício acredita que Angola se pode tornar numa plataforma de negócio regional, uma vez que trabalha e pode hoje considerar que tem uma relação estratégica com a Turquia desde o ponto de vista de uma hierarquização, em termos de importância de negócios em África.

O  diplomata afirmou que o ambiente de negócios em Angola está a melhorar, olhando para os indicadores. "A Turquia tem muito conhecimento, trata-se de um país milenar e nós temos de saber aproveitar esse conhecimento, tanto no Sector da Ciência, da Investigação, Cultura da Paz, do Turismo, sectores que estão na nossa pauta de trabalho”, afirmou.

José Patrício destacou a agricultura e a industrialização, bem como a mecanização e utilização de alfaias agrícolas e adubos como sectores em que a Turquia possui larga experiência para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável.

A Embaixada de Angola em Ancara conta com 25 funcionários, entre diplomatas e pessoal angolano recrutado localmente. "Nós primamos, também, por recrutar concidadãos da nossa diáspora, já que temos aqui alguns jovens que estudaram e residem na Turquia”,  ressaltou o diplomata.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política