Política

Vice-Presidente da República já trabalha em Mbanza Kongo

Victor Mayala e Jaquelino Figueiredo | Mbanza Kongo

Jornalistas

A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, chegou, esta terça-feira, em Mbanza Kongo, no Zaire, onde foi recebida em apoteose por uma multidão, que a aguardava, desde as primeiras horas.

16/05/2023  Última atualização 13H14
© Fotografia por: Site da VP
Visivelmente radiante com a recepção calorosa brindada pelas populações do Zaire, Esperança da Costa caminhou largos metros, acenando aos presentes e de seguida dirigiu-se ao palácio do governo provincial, onde manteve um breve encontro com o governador, Adriano Mendes de Carvalho, de quem recebeu informações sobre a situação social e económica da região.

De seguida a Vice-Presidente da República, foi recebida, no Lumbu (tribunal consuetudinário), pelos representantes da corte real do Kongo, onde participou de um ritual tradicional denominado "Yala Nkuwu”, que, de acordo com os costumes locais, serve para desejar boas-vindas.

Ao tomar a palavra, a Vice-Presidente transmitiu, em primeira instância, as saudações do Presidente  da República, João Lourenço, ao povo do Zaire, e agradeceu o facto de ter sido recebida no Lumbu, uma instituição importante do direito costumeiro da região. 

Esperança da Costa referiu, igualmente, que a visita ao Zaire serve, para além de orientar 1.ª Reunião Ordinária da Comissão Nacional Multissetorial, constatar "in Loco” a realidade actual do Património Cultural da Humanidade, Mbanza Kongo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política