Política

Vice-Presidente da República elogia execução das acções recomendadas pela UNESCO

Jaquelino Figueiredo e Victor Mayala | Mbanza Kongo

Jornalista

A Vice-Presidente da República afirmou, quarta-feira, em Mbanza Kongo, capital da província do Zaire, que a execução física das diferentes acções enquadradas no conjunto das recomendações emanadas pela UNESCO, aquando da elevação da cidade a Património Mundial da Humanidade, em 2017, decorrem a bom ritmo.

18/05/2023  Última atualização 08H50
Vice-Presidente Esperança da Costa interagiu com autoridades tradicionais de Mbanza Kongo na visita ao Património Mundial © Fotografia por: Garcia Mayatoko | Edições Novembro | Mbanza Kongo
Esperança da Costa fez esta afirmação à imprensa, no final da visita de trabalho de 48 horas à cidade de Mbanza Kongo, onde, entre outras tarefas, presidiu, na terça-feira, à I Sessão Ordinária da Comissão Nacional Multissectorial para a Salvaguarda do Património Cultural Mundial.

"Fico com uma boa impressão. Visitamos vários sítios e monumentos, o propósito principal da deslocação a Mbanza Kongo”,  frisou a Vice-Presidente da República. Acrescentou que "foi mesmo nosso propósito realizar aqui a reunião, para constatar as coisas, no âmbito da classificação de Mbanza Kongo como Património Cultural Mundial pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO)”. 

Esperança da Costa disse que, em função disso, "há recomendações a seguir, pelo que viemos ver como é que está o desenvolvimento das várias actividades, no sentido de correspondermos positivamente aquelas que foram as recomendações traçadas pela UNESCO”.

A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, avançou que várias acções atinentes ao património foram executadas e outras ainda estão em execução, mas que os trabalhos decorrem a bom ritmo.

"Visitamos as obras de construção do novo aeroporto de Mbanza Kongo, na comuna do Nkiende II, a cerca de 35 quilómetros da cidade, e pudemos ver que o trabalho está em execução, algumas outras acções já estão executadas, tal como a transferência das antenas de telecomunicações, outras estão em desenvolvimento”, sublinhou.

No quadro da realização da I Sessão Ordinária da Comissão Nacional Multissectorial para a Salvaguarda do Património Cultural Mundial, foi aprovado, também, o plano da gestão participativa com acções diversas para a conservação e protecção do património. "Aprovamos, também, um plano que prevê a gestão participativa do património com acções de conservação, de protecção e de limpeza, com vista a assegurar os vários monumentos e sítios arqueológicos que tivemos a honra de visitar e que constituem o Centro Histórico de Mbanza Kongo”, frisou a Vice-Presidente da República.

 

Projectos de impacto social

A par das visitas efectuadas a alguns sítios e monumentos, a Vice-Presidente da República constatou alguns empreendimentos de impacto social em execução na cidade de Mbanza Kongo, que, após a conclusão, vão conferir dignidade aos serviços prestados à população.

Além das obras de construção do novo aeroporto com categoria internacional, cuja execução física está na ordem dos 30 por cento, Esperança da Costa constatou, também, o andamento dos trabalhos de construção do Hospital Geral do Zaire, com capacidade para 290 camas, e diversas áreas assistenciais.

"Terminamos aqui neste hospital. Como vemos, é uma obra em pleno desenvolvimento, é uma unidade de referência, com meios de diagnósticos diferenciados que há-de ter, pelo que vamos prestar um serviço à nossa população com um atendimento mais cuidado, mais humanizado, mas, também, vai ser de melhor qualidade”, assegurou a Vice-Presidente da República.

Durante a visita, reinaugurou, também, o Centro Cultural "Comandante Bula” que, doravante, vai oferecer a oportunidade de combinar actividades culturais, recreativas, desportivas e de formação aos fazedores de arte.

"Tivemos nesta visita a oportunidade de reinaugurar um centro recreativo, que é uma infra-estrutura que, para nós, combina as actividades culturais, recreativas, desportivas, mas também pensamos que podem ali ser realizadas actividades de formação nas várias valências dirigidas à população de Mbanza Kongo, com o foco principal na nossa juventude, por isso, pensamos que é um bom investimento no desenvolvimento e valorização do capital humano”, acrescentou.

Ainda na senda de projectos de impacto social, Esperança da Costa considerou ser um grande desafio, daí o programa prever uma implementação evolutiva e faseada, tendo garantido o cumprimento das promessas feitas no domínio das infra-estruturas.

"São vários os projectos constantes no programa do Governo. Sem dúvida, constituem grandes desafios, mas o programa prevê a sua implementação evolutiva e faseada. Portanto, como vêem, estão a ser feitos. Estamos aqui em pleno Hospital Geral com várias valências e a demonstrar que a obra está, exactamente, em plena execução, assim como as do novo aeroporto de Mbanza Kongo, bem como várias outras unidades no sector da Educação. Penso que vamos dar cumprimento às promessas a nível de empreendimentos e de instituições públicas aqui na província do Zaire e na cidade de Mbanza Kongo, em particular”, garantiu Esperança da Costa.

No último dia da visita à cidade de Mbanza Kongo, a Vice-Presidente da República iniciou a sua agenda com visitas ao Kulumbimbi e ao Cemitério dos Reis do Kongo, onde através de um ritual tradicional denominado "Giowa E Towa” recebeu a bênção das auto- ridades tradicionais, antes de seguir para a comuna do Nkiende II, onde está a ser construído o novo aeroporto. A Vice-Presidente concluiu a agenda nas obras do Hospital Geral do Zaire, infra-estrutura que considerou importante para a humanização dos serviços de saúde na região.

  As nove recomendações emanadas pela UNESCO

1-Concluir o processo de desmontagem das antenas de telecomunicações conforme anunciado;

2-Confirmar a transferência da pista do aeroporto (construção do novo aeroporto) e, em seguida, proceder-se às escavações arqueológicas para identificar a localização de túmulos, igrejas antigas e outros restos de elementos físicos do sítio (Centro Histórico);

3-Confirmar a operação do sistema de gestão transversal (participativa), especificando os recursos humanos e materiais disponibilizados e os seus responsáveis;

4-Programação das acções, os responsáveis e o financiamento do programa de intervenção no domínio da conservação;

5-Conclusão do regulamento urbano conforme anunciado;

6-Programa estratégico de gestão e fruição do turismo;

7-Desenvolvimento de indicadores de monitoramento específicos com base no valor universal excepcional;

8-Preparação dos relatórios a submeter ao Centro de Património Mundial, até 1 de Dezembro de 2020, sobre a implementação das recomendações;

9-Programa de colaboração com outros países da região para pesquisa sobre outros lugares que integravam o antigo Reino do Kongo, a fim de explorar se outros locais ou dimensões deste Reino podem ter o potencial a inscrever na lista do Património Mundial, para reflectir, por exemplo, o seu envolvimento no tráfico de escravos ou suas importantes actividades comerciais.

  Garantida a realização  do Festikongo este ano

A Vice-Presidente da República assegurou que o Festival Internacional da Cultura e Artes Kongo (Festikongo) vai ser realizado este ano, dois anos depois do interregno resultante do surgimento da pandemia da Covid-19. O formato do festival vai ser anunciado, nos próximos dias,  pelo Comité de Gestão do Centro Histórico de Mbanza Kongo.

"Para este ano, o Festikongo será realizado. Agora, tem já aqui, em Mbanza Kongo, uma unidade compacta para o Festikongo, que é o Centro Cultural Recreativo ‘Comandante Bula’, que tivemos a honra de reinaugurar, e pensamos que o Comité de Gestão vai, nos próximos dias, poder dizer, exactamente, qual é o formato deste festival, neste ano, e quando é que será”, assegurou Esperança da Costa.

Para o êxito do Festikongo e a execução de vários projectos inerentes ao património, a Vice-Presidente Esperança da Costa espera o engajamento de todos no processo de gestão e manutenção da cidade de Mbanza Kongo, enquanto património mundial, processo pelo qual a juventude é chamada a dar o seu contributo.

"A população que se mantenha firme. Pude ver uma cidade de Mbanza Kongo limpa e gostei imenso. Ela é o nosso postal a nível do mundo,  enquanto Património Cultural da Humanidade, então todos estejamos engajados, aliás, o tipo de modelo de gestão que estamos a ver da cidade é um modelo de gestão participativa, inclusiva e a juventude é chamada, em primeira instância, a dar o seu contributo na manutenção desta cidade para que ela seja cada vez mais atractiva, também, do ponto de vista ambiental e do saneamento, para  todos os que a vêm visitar, sejam nacionais ou estrangeiros”, apelou Esperança da Costa.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política