Política

Vice-Presidente da República assiste à investidura do Chefe de Estado turco

Nilza Massango

A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, participou, sábado, em Ancara, na cerimónia de investidura do Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, reeleito para um terceiro mandato de cinco anos.

04/06/2023  Última atualização 08H24
Vice-Presidente Esperança da Costa participa do evento ao lado do embaixador José Patrício © Fotografia por: João Gomes | Edições Novembro | Ancara

Numa cerimónia muito privada, com acesso restrito de membros das várias  delegações ao evento, como fotógrafos oficiais e escoltas, Esperança da Costa fez-se acompanhar da secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, e do embaixador de Angola na Turquia, José Patrício.

A Vice-Presidente deixou o hotel onde está hospedada minutos antes das 17h00 (hora local), para a cerimónia de investidura, no Palácio Presidencial de Bestepe, em Ancara, com o pronunciamento de Recep Tayyip Erdogan. Em entrevista ao Jornal de Angola, o embaixador José Patrício definiu a cerimónia solene como muito intensa, em que o Presidente investido fez um discurso de unificação e pacificação, virado para o futuro. "Como sabe, estamos na viragem do século aqui, um século da Era republicana, e agora há que projectar o país para o futuro”, ressaltou, acrescentando ser uma mensagem de esperança e de fé.

De regresso ao  hotel, por volta das 21h (hora local), acompanhando a Vice-Presidente, José Patrício fez saber que para Angola a reeleiçaõ de Erdogan  representa a continuidade dos trabalhos, uma vez que a cooperação está a bom ritmo.

José Patrício anunciou a vinda, ainda este mês, a Angola, de uma missão empresarial turca considerável, o que significa um sinal positivo da cooperação entre os dois países.

José Patrício fez saber que se trata de uma delegação que vai sob coordenação de uma agência de exportadores e importadores,  onde haverá uma jornada intensa de trabalho na procura de parceiros, visitar o potencial que Angola pode oferecer, e também manter um diálogo activo com os operadores económicos de Angola. "Será mais uma jornada virada para o reforço da cooperação”, avançou, José Patrício.

 

Momentos marcantes da cerimónia de investidura

A cerimónia de investidura do Presidente turco aconteceu no Palácio Presidencial, de onde deu as boas-vindas aos Chefes de Estado e de Governo e aos líderes e representantes de organizações internacionais. Segundo informações de sites oficiais, à chegada, com a sua unidade de cavalaria, foram disparados 101 tiros de canhão a partir dos quartéis militares dos Comandos da Força Aérea, Terrestre e Naval.

Estiveram ainda presentes na cerimónia, com os seus trajes locais, a Orquestra Sinfónica Presidencial, o Coro de Música Clássica Turca do Estado da Presidência, o Harmony das Forças Armadas Turcas (TSK), a TAF Janissary Band e a TAF Historical Union.

Para a secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, foi uma cerimónia bonita, muito curta, com participações africanas de alto nível, como os Presidentes Paul Kagame, do Rwanda, e Denis Sassou Nguesso, da República do Congo. "A cerimónia de investidura aconteceu num circuito muito fechado. Nada de extraordinário. Apenas chegou, entrou com a sua cavalaria e discursou em pouco tempo”, contou.

De facto, foi uma cerimónia muito restrita. Muitos dos jornalistas, repórteres e fotógrafos, se não mesmo a maioria, credenciados, ficaram reunidos numa sala de imprensa, de onde acompanharam, através de uma tela gigante, os momentos da investidura no Palácio Presidencial.

 

Volume de negócios considerável

A secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, que participou na cerimónia, referiu que a presença de Angola reflecte o bom nível das relações diplomáticas existentes entre os dois países.

Segundo Esmeralda Mendonça, a Turquia é um país importante para Angola, que nos últimos anos tem procurado maior aproximação com os países africanos, primando por uma relação mais equitativa e que tem servido de alternância aos tradicionais modelos de cooperação entre os países do Norte e do Sul.

"A troca de visitas dos dois Chefes de Estado foi a prova de que existe, de facto, interesse e importância do aprofundamento das relações entre Angola e a Turquia”,  ressaltou.

Sobre a cooperação existente, a governante angolana fez saber que, actualmente, Angola tem com a Turquia 20 acordos assinados nos mais variados domínios, e um volume de negócios estimado em 170 milhões de dólares, em 2021. Nesse mesmo ano, acrescenta, os dois países lançaram o desafio de estender o fluxo acima de 500 milhões de dólares. "Trata-se de um desafio em que temos de estar preparados para corresponder com as expectativas”, frisou, ressaltando a importância de se trabalhar na implementação dos acordos existentes, trabalhar com os sectores no sentido de se fazer uma revisão exaustiva e ver aquilo que de facto é prioritário para se atingirem os objectivos preconizados.

"O volume de negócios é grande, em que os empresários angolanos deviam apostar mais, de forma "atrevida”, no mercado turco, que é bastante vasto e que pode ser aproveitado”, valorizou, fazendo menção do muito que a Turquia tem para oferecer e de onde Angola pode tirar vantagens.

Tendo em conta o posicionamento estratégico da Turquia e as boas relações existentes com Angola, Esmeralda Mendonça acredita que o país deve aproveitar ao máximo essa relação.

"Acho que estamos no bom caminho, temos uma relação estratégica, existe a vontade das partes, então penso que temos que trabalhar para atingir o desiderato almejado”, salientou.

Algumas áreas de destaque na cooperação com a Turquia, citadas pela secretária de Estado, apontam para agricultura e indústria.

Outro assunto não menos importante, realçado por Esmeralda Mendonça, tem a ver com a realização da Comissão Conjunta e para outros é a Comissão Bilateral, um segmento importante na qual os dois países, anualmente, fazem o balanço da cooperação, para perspectivar e ver outras áreas passíveis de cooperação.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política