O Presidente da República, João Lourenço, conferiu, esta sexta-feira, posse, ao novo ministro de Estado para Coordenação Económica, José de Lima Massano.
O embaixador, Sianga Abílio, Representante Permanente de Angola junto dos Escritórios da ONU em Nairobi, disse, quinta-feira, que o país reconhece a necessidade e a emergência de enfrentar a crise global, soube o JA Online, através de uma nota.
O novo vice-governador do Huambo para o sector Político, Social e Económico, Angelino Edmundo Elavoco, apelou à colaboração dos membros do Governo da Província e da sociedade para enfrentar os problemas, com vista a melhoria das condições de vida das populações da região do Planalto Central.
O responsável, que substituiu no cargo Francisco Jamba Kata, que havia assumido as funções a 2 de Outubro de 2018, disse, ao intervir, recentemente, na cerimónia de passagem de pastas, que não será fácil resolver todos os problemas da província do Huambo de uma só vez. Mas, para tal, espera contar com o apoio de todos nesta tarefa, tendo em conta os vários constrangimentos de ordem social, económica e financeira.
O governante afirmou ser necessário que cada um dos servidores públicos pautasse pela perspicácia de, no meio das dificuldades, encontrar soluções para os problemas, reforçando, deste modo, as sinergias dos vários actores da província, com sentido de Estado e responsabilidade patriótica.
Angelino Edmundo Elavoco recorda, a esse respeito, que os problemas são todos estruturais e que em conjunto pode-se encontrar soluções de que a própria sociedade se queixa.
"É uma grande honra e o privilégio que me cabe ser indicado pelo Presidente da República, João Lourenço, para exercer o cargo de vice-governador para o sector Político, Social e Económico”, afirmou.
Realçou ainda que a primeira missão a realizar vai passar por um diagnóstico, sobretudo no que diz respeito às acções gizadas pelo Executivo no quadro do Programa de Combate á Pobreza e o Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
Ressurgimento do Parque Industrial do
Planalto Central
O novo vice-governador do Huambo defendeu que a sua actuação vai também incidir-se basicamente no ressurgimento do parque industrial da província, que antes da sua paralisação, em 1991, era considerado o segundo do país, depois de Luanda.
Angelino Edmundo Elavoco, que falava após a sua apresentação aos membros do Governo da Província, justificou que para revitalizar o sector Industrial do Huambo, bem como a instrumentalização da economia é necessário maior comparticipação das forças vivas, especialmente dos responsáveis dos departamentos provinciais.
Nesse particular, disse ser fundamental auscultar os problemas que afligem a população, tendo em vista a gestão e elaboração dos orçamentos participativos.
O vice-governador do Huambo para o sector Político, Social e Económico, recentemente empossado pelo Presidente da República, João Lourenço, frisou ainda que a área da sua jurisdição constitui alavanca fundamental e motivadora para a dinâmica do desenvolvimento macroeconómico da região. Por esta razão, assegurou que urge a necessidade de haver mais dinamismo, criatividade que unifica uma interligação entre a relação de produção, bancos, forças produtivas, indústria, agricultura, empresários públicos e privados a nível da província do Huambo.
"Sei que esta missão não é fácil, conto com o apoio de todos os membros do Governo da Província, fundamentalmente com os directores e chefes de departamentos, sociedade civil, autoridades tradicionais, eclesiásticas, entre outras. Portanto, a concepção das nossas políticas económicas vai ser com base nas orientações superiores”, explicou.
Em representação da governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, o vice- governador para sector Técnico e Infra-Estrutura, Elmano Inácio Francisco, disse ser tarefa e dever de cada um dos membros do Executivo acompanhar com integridade a implementação dos programas e projectos que visam dar resposta ao desenvolvimento sócioeconómico do Huambo e das condições sociais básicas da população.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA secretária executiva da Comissão do Golfo da Guiné (CGG), Florinda Ukonda, despediu-se do ministro das Relações Exteriores, Téte António, esta quinta-feira, em Luanda, soube o JA Online, através de uma nota.
A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, disse, quinta-feira, em Bruxelas, Bélgica, que o Parlamento tem promovido debates de alto nível com a sociedade civil a favor da promoção da paz e da igualdade do género denunciando a violência contra as mulheres.
Em Pequim, para assinatura do memorando de entendimento entre a empresa China National Chemical Engineering (CNCEC) e a Sonangol, o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, conversou com o Jornal de Angola, à margem da realização do acordo que, segundo o responsável, representa um passo importante na estratégia gizada pelo Executivo para a autosuficiência em derivados de petróleo.
O Ministério do Interior (MININT) mostrou-se preocupado com "comportamentos menos abonatórios" por parte de alguns cidadãos, esta quinta-feira, com realce para a camada jovem, que ainda insiste a adoptar condutas que colocam em risco a sua integridade física e a de terceiros.
A coligação Plataforma Aliança Inclusiva (PAI)-Terra Ranka venceu as eleições da Guiné-Bissau, com maioria absoluta, segundo os resultados provisórios anunciados, hoje, pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).