Desporto

Vice-governador exalta feitos de desportistas da província

O vice-governador do Huambo para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Elmano Inácio Francisco, exaltou, na segunda-feira, dia 23, as conquistas obtidas pelos praticantes do desporto local nos últimos anos em várias competições. Falando em representação da governadora provincial, Lotti Nolika, no acto que marcou a celebração de mais um Dia Nacional do Desporto, realçou, ainda, a importância da data.

25/01/2023  Última atualização 11H40
Província acolheu festival inserido no âmbito da celebração do Dia Nacional do Desporto © Fotografia por: Arquivo
"Dado ao importante papel que o desporto assume na sociedade, esta data representa a promoção, valorização e elevação dos níveis de desenvolvimento do homem no associativismo, na sã convivência e na harmonia social”, disse. Elmano Francisco realçou, por outro lado, o facto de o desporto ajudar ainda no reforço da identidade cultural, da consciência patriótica e na unidade nacional.

"Até porque só existe uma alma sã num corpo são”.

O vice-governador do Huambo assinalou ainda, no acto realizado no Pavilhão Osvaldo Serra Van-Dúnem, que sendo este um fenómeno social, impera "a certeza de que o Governo e os seus parceiros sociais continuam a trabalhar para melhoria dos instrumentos reguladores das políticas do sistema desportivo nacional”. "Isto", como acrescentou, "far-se-á, procurando conferir ao desporto maior qualidade e dignidade".

No acto inserido no âmbito da celebração do Dia Nacional do Desporto, Elmano Francisco manifestou aos praticantes das diferentes modalidades do país e particularmente da província, o reconhecimento do povo do Huambo pelos triunfos nos últimos anos.

"Temos aqui atletas que participam com êxito em campeonatos nacionais, africanos e mundiais. Esses triunfos foram notáveis”, disse.

Endereçou, também, uma nota de agradecimento aos que nem sempre aparecem em palco, mas que sem os quais o desporto não teria sido possível.

"Refiro-me aos dirigentes associativos, aos treinadores, pessoal técnico e de apoio, bem como aos funcionários das organizações desportivas. Sem eles a sua dedicação seria impossível haver desporto e concomitantemente os sucessos granjeados”, argumentou.

As comemorações do Dia Nacional do Desporto no Huambo foram marcadas por momentos culturais e pelo desfile de equipas de diferentes modalidades, como a ginástica, andebol, basquetebol em cadeira de rodas, futebol adaptado, esgrima, capoeira, jiu-jitsu, atletismo, judo, taekwondo e outras.

Por seu turno, o director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo e Juventude e Desportos, Jeremias Piedade dos Anjos Chissanga, ao intervir no acto agradeceu o apoio que as autoridades do Huambo têm prestado às diferentes modalidades. O responsável do Governo da província do Planalto Central destacou, ainda, a boa prestação dos atletas locais em várias frentes desportivas.

"Não somos campeões em tudo. Aqui, existem todas as modalidades possíveis de praticar, inclusive aquelas em que não temos condições mínimas, como é o caso da natação, mas que ainda assim o Huambo tem estado, também, a competir”, referiu.

O responsável do organismo que superintende o desporto no Huambo apoiou-se ainda, durante a sua intervenção no acto local que marcou o Dia Nacional do Desporto, a uma máxima do barão do olimpismo mundial, Pierre de Coubertin, segundo a qual "na vida nem sempre o importante é o triunfo, mas sim ter lutado bem”. 

E nesse quesito argumentou que no Huambo tem-se lutado bem para colocar o desporto local no patamar em que se encontra a nível nacional. "Por isso, aproveitamos também esta ocasião para fazer a abertura do ano desportivo na província, embora muitas modalidades já estejam a competir”, rematou Jeremias Chissanga.

  Ano 2022 foi extraordinário

Em mensagem de várias associações desportivas do Huambo, lida por uma das dirigentes do associativismo local, destacou-se o facto de o ano de 2022 ter sido extraordinário para a província, face às várias conquistas obtidas, quer a nível nacional quer internacional.

Foi destacado, nesse particular, os feitos de algumas atletas das modalidades como judo, que obteve uma medalha de ouro e outra de prata no Campeonato Africano, realizado em Nairobi (Quénia), assim como proezas iguais nos Jogos da Zona V, disputados em Lilongue, Malawi.

No rol de conquistas que envolveram atletas oriundos do Huambo destacou-se, ainda, as da Felicidade Paula "Fúria”, actual campeã africana de jiu-jitsu e que no último Mundial, que aconteceu em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, obteve uma medalha de bronze, entre outras.

"Todas essas conquistas devem-se ao empenho, dedicação e aproximação que Sua Excelência, governadora do Huambo, Lotti Nolika, tem empreendido aos desportistas para que de facto o Huambo volte a ser o bastião e o celeiro do desporto em Angola e em todas as modalidades”, aferiu-se na mensagem das diferentes desportitas locais.

De resto, os desportistas do Huambo realçam o facto de esta efeméride ter incidência como sinal de reconhecimento do papel que este fenómeno social assume na sociedade como factor de integração, promoção, valorização e elevação dos níveis de desenvolvimento do homem, da sã convivência, do reforço da identidade cultural, da consciência patriótica e da reconciliação e unidade nacional. Neste ano, as comemorações da data tiveram como lema "Desporto é saúde e bem-estar”.

O 23 de Janeiro foi institucionalizado pelo Governo da República de Angola como Dia Nacional do Desporto, em sinal de reconhecimento do inegável papel que este assume na sociedade como factor de integração e desenvolvimento humano.

Foi nesta data que o Governo, em parceria com a sociedade civil, criou as primeiras comissões instaladoras que mais tarde dariam origem às federações desportivas nacionais, impulsionadoras do desenvolvimento do desporto.

Sérgio v. Dias e Deise Malacriz | Huambo

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto