Cultura

“Viana Cine Fest - 2023” distingue Tomás Ferreira

A terceira edição do Festival de Cinema ao Ar livre, denominado “Viana Cine Fest”,que acontece anualmente no município de Viana, a decorrer de 29 de Junho a 2 de Julho próximo, no Largo 10 de Dezembro, Jardim da Administração municipal, vai homenagear o actor e cineasta Tomás Ferreira “Walter”.

24/05/2023  Última atualização 10H20
3ª edição do festival foi apresentado aos patrocinadores © Fotografia por: DR

De categoria internacional, o festival de cinema que coloca o município de Viana aos olhos do mundo, vai trazer para esta edição, para além de filmes e realizadores Angolanos, também  ucranianos, cubanos e outros.

A informação foi avançada pelo director e mentor do projecto, Edgar Carvalho, durante a conferência de imprensa, realizada na sexta-feira, que serviu de apresentação dos filmes seleccionados apresentados aos patrocinadores.

O festival cuja realização é uma parceria entre a SedFilmes e a Direcção do Turismo e Cultura, visa promover o cinema de produção nacional e incentivar a classe cineasta aos grandes desafios, conforme fez saber Manuel Bessa Rodrigues, director municipal do Turismo e Cultura de Viana.

Manuel Bessa Rodrigues disse que a administração municipal está engajada na busca de soluções para o Cine Kilumba, de modo a ver recuperado este e outros equipamentos culturais ao nível do município.

Durante os cinco dias, entre às 14h00 e às 22h00, vão ser exibidos filmes de 1 a 30 minutos, com sessões de palestras e debates ligados ao estado actual do cinema em Angola.

 

Perfil do homenageado

Com duas dezenas de curtas-metragens e as séries "Vanda Lemos”, "Um Homem Nunca Chora”, "Caminhos da Vida”, "O Ninho”, "Feliz Ano”, "Caminhos Cruzados” e "Angola Chama-te”, o realizador e actor Tomás Ferreira "Walter”, profissional da TPA, afirma-se como o mais produtivo.

Actor, realizador, guionista e apresentador de programas, o profissional da segunda geração do cinema e audiovisual, entrou para a TPA aos 16 anos, mas não podia trabalhar por causa da idade, um ano depois, começou a colaborar em produção de teleteatro, tendo se apaixonado e decide procurar o senhor Carlos Tota, que lhe levou à estação, daí nunca mais saiu.

Com mais de 30 anos de trabalho, Tomás Ferreira já realizou diversos programas, como Janela Aberta, O Carrossel e tantos outros é, também, conhecido como o realizador das tele-histórias, produz e apresenta semanalmente o programa Stop Sida.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura