Economia

Vendidas dez toneladas de banana por semana

Pelo menos dez toneladas de banana de mesa são vendidas todas as sextas-feiras, na feira agropecuária de Camabatela pelos pequenos agricultores da comuna do Máwa, cerca de vinte e cinco quilómetros da sede municipal de Ambaca, soube o Jornal de Angola de fonte oficial.

04/08/2019  Última atualização 08H28
DR © Fotografia por: Agricultores de Camabatela vendem banana em feiras locais

Segundo o administrador da comuna do Máwa, Manuel Cambiji, nos últimos cinco anos a região regista um aumento “significativo” da produção de várias espécies de banana, principalmente a conhecida por “Kimina Maka,” produzida em 28 aldeias. 

Manuel Cambiji explicou que semanalmente quatro a cinco carrinhas Toyota-Dina e Mitshubishi-Canter escalam a comuna levando cada entre três a cinco toneladas de banana, mas mostrou preocupações com a degradação das vias de acesso às zonas mais recônditas da comuna, dificultando o escoamento dos produtos.
“Sob pena de deterioração, os produtores são obrigados a comercializar a banana a preços muito baixos, que não compensam os custos de produção”, sublinhou o administrador, defendendo a reabilitação dos cerca de cinquenta quilómetros da estrada entre Camabatela, passando pela comuna do Máwa, até ao município de Quiculungo.
O administrador adiantou que, o ano passado, os camponeses associados produziram mais de cinquenta toneladas de mandioca, algo que, disse, deve “merecer especial atenção”, pelo potencial de criação de alimentos variados, além de feijão manteiga, amendoim e hortaliças.
Manuel Cambiji defendeu a aquisição de um tractor para viabilizar a agricultura mecanizada e melhorar os resultados. “Pretendemos criar em cada uma das cinco comunas campos agrícolas mecanizados, com até 100 hectares para culturas típicas da região, como mandioca, feijão, banana, hortaliças, batata rena e doce”, adiantou.
Manuel Cambiji destacou as comunas do Bindo Luínga, onde estão a ser aplicadas modernas técnicas agrárias e uso de sementes melhoradas, com fundos da administração municipal de Ambaca.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia