Regiões

Venda ilegal de medicamentos leva à detenção de oito cidadãos

Silvino Fortunato

Oito cidadãos foram detidos pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), em posse de 520 quilogramas de medicamentos diversos, que estavam a comercializar ilegalmente no mercado municipal da cidade do Uíge, informou, ontem, o porta-voz da instituição.

30/01/2023  Última atualização 09H15
Venda ilegal de medicamentos © Fotografia por: DR
Zacarias Fernando explicou que um dos indivíduos detidos, confessou que pretendia comercializar os medicamentos em Luanda. Apanhado em flagrante delito, quando procurava passar por um dos postos de controlo do município de Kitexi, o infractor disse que a capital do país tem sido o principal mercado-alvo dos vendedores.

Os processos dos  infractores foram já transferidos para a Procuradoria-Geral da República no Uíge que irá determinar também o destino a ser dado aos medicamentos e aos mosquiteiros apreendidos. "Para o SIC, os produtos apreendidos devem ser entregues à guarda do Hospital Geral do Uíge”, defendeu.

Em declarações ao Jornal de Angola, o oficial disse que alguns medicamentos estavam a ser comercializados em hasta pública e que devem ter sido alegadamente subtraídos ilegalmente do hospital provincial que, segundo o mesmo, se debate,  constantemente, com a falta de fármacos para atender os seus pacientes.

 "Vemos que os centros hospitalares da província sempre registam falta de medicamentos nas suas farmácias, o que leva os serviços de investigação a suspeitar que estes estejam a ser desviados para o mercado não oficial, por isso propôs-se à PGR que estes sejam devolvidos às unidades hospitalares”, disse.

Os indivíduos detidos, realçou, vendiam os medicamentos sem o cumprimento das recomendações médicas e nem possuíam carteiras profissionais que lhes habilitassem ao exercício da actividade de venda.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões