Cultura

Vencedores do Top Rádio Luanda são conhecidos amanhã à noite

Analtino Santos

Jornalista

Os vencedores das 16 categorias em votação no Top Rádio Kianda e o campeão do Prémio Carreira são conhecidos, amanhã, na Gala de Consagração, na Tenda da Baía de Luanda, numa noite onde são esperados mais de 600 pessoas.

16/03/2023  Última atualização 07H10
© Fotografia por: DR

A noite será marcada por uma homenagem à cidade capital em "Cantares de Luanda”, com alguns músicos da nossa praça. Os ensaios estão a decorrer na Rádio Nacional de Angola, com o suporte da Banda FM, para o acompanhamento de Nguami Maka, Euclides da Lomba, Maya Zuda, Claudeth Tchizungo, Lio Francis, Jojó Gouveia, Kanú André, Gelson Castro e Alexandra Bento. Haverá também a actuação dos artistas finalistas.

O concurso Top Rádio Luanda regressou depois de uma ausência de cinco anos. O anúncio e a primeira fase de votação foi feita em Novembro do ano passado. Em Janeiro foram apresentados os artistas apurados para a fase seguinte e em Março os três mais votados, em cada categoria. Esta edição é marcada também pela alteração da data de realização, neste mês de Março ao contrário do que acontecia anteriormente por ocasião do 25 de Janeiro, Dia da Cidade de Luanda.

A organização promete em próximas edições realizar este concurso de música, no âmbito das celebrações do dia da Rádio Luanda, 4 de Fevereiro. Outra inovação introduzida, este ano, é o Conselho de Avaliação, presidido pela cantora Gersy Pegado, e integrado Maneco Vieira Dias, Salas Neto, Raimundo Salvador, Edson Macedo, Malaryah e Hamilton Domingos, que têm a responsabilidade de nomearem o vencedor do Prémio Carreira e  fiscalizar todo o processo eleitoral, assim como garantir compromisso e rigor na analise dos conteúdos.

A lista das categorias ainda em votação: Gheto Zouk, Chelsea Dinorah, Gerilson Insrael e Pérola; Versão do Ano com Yola Semedo, Constantino e Jojó Gouveia;. Afrobeat um projecto de Dj Black Spygo com Penellas, Chelsea Dinorath, CK, Queen M, Sheila, LilBoy, Mary J e Fábio S, Os "Ingomblock” e Balilson Bcc; R&B estão TRX, Eudreez em "Laila” e parceria entre dueto Biura e Dreezy; Afrojazz concorrem Selda, Totó ST e Mário Gomes.

Na Balada do Ano disputam Halison Paixão, Paulo Flores e Selda; Voz Revelação Feminina as cantoras Chelsea Dinorath, Zara William e Tukayana Lopes; e Voz Feminina do Ano, Chelsea Dinorath, Anna Joyce e Pérola. Para a Voz Masculina Revelação estão 3Finger, Soarito e Anderson Mário, enquanto para Voz Masculina do Ano concorrem Totó ST, Halison Paixão e Paulo Flores. No Rap encontramos Deezy, Prodígio e Young Family.

No Kuduro são finalistas Real Drogadinho, Elenco do Rangel e Gatuso, com a participação de Nagrelha. Na categoria de música Folclore disputam: Baló Januário, Kumbi Li Xia e Tunjila Tuajokota. No Gospel estão Miguel Buila, Beth Mambo e Irmã Cubana, na Kizomba Nikila de Sousa,  Halison Paixão e Anna Joyce. Quanto ao Melhor Semba são os finalistas o guitarrista Texas, Paulo Flores e Yuri da Cunha e Né Gonçalves com a participação de Yuri da Cunha.

O concurso Top Rádio Luanda visa reconhecer e valorizar a arte através da qualidade das músicas produzidas e promover a identidade angolana por via da arte de cantar.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura