Os traços histórico-culturais de Angola desde as ancestralidades civilizacionais, às lutas pela conquista da independência, à paz e aos elementos caracterizadores dos novos tempos de desenvolvimento do país vão ganhar, doravante, maior impulso e representatividade no Museu das Civilizações Negras, em Dakar, Senegal.
A organização do Festival da Canção de Luanda, a emissora Luanda Antena Comercial – LAC, garantiu, ontem, ter todas as condições criadas para a realização da gala da 26ª edição deste festival, a ter lugar hoje, às 21H00, no pátio daquela emissora.
O músico Toty Samed é o artista convidado desta edição que tem como tema "Ambiente em Sintonia”. Nesta edição a habitual rapsódia conta com a colaboração em palco dos artistas Flay, Trifena, Jay Lourenzo, Neide da Luz, Nonó de Castro, Manfer Júnior, Cirius Viber, Odete Cassilva, Benção Neves e Gari Sinedima.
O programa da gala desta noite prevê igualmente uma homenagem aos fazedores deste festival que já catapultou várias vozes do mercado musical angolano. O júri desta edição é composto pelo escritor José Carlos de Almeida, a cantora Dina Santos, o produtor Tatá de Almeida e o jornalista Manuel Quizembo, que deverão atribuir as distinções de Melhor Produtor, Melhor Letra, LAC Auditores, Melhor Voz, Melhor Interpretação e Grande Prémio da Canção.
Temas e vozes em concurso
No total, dez vozes concorrem para os diversos prémios. Olinda Simeão subirá ao palco defendendo a música "Sem você por cá”, composição e letra da sua autoria, produzida por Wilson Baptista. Por sua vez, o concorrente Joelson Missula apostou na canção "Presentes ao Luar”, letra e composição de Leandro Costa "Kafé”, a música foi produzida por Carlos Kalandula e "Allaviinoz”.Jacinto Manuel Benjamin "Jornyce” concorre com a canção da sua autoria, intitulada "Terra Querida”, produzida por Zé Linto. Lucénia Gomes interpreta a canção " Sakidila Mamã África”, letra e composição de Nelson Sales, que conta com a produção de Dominick Mukeba. Domingos Manuel da Conceição "CC” subirá ao palco defendendo a música "Monami” (meu filho, em kimbundu), letra e composição da sua autoria, e produção de Santos Figueiredo. Tomás Baltazar interpretará a canção "Heróis Angolanos”, letra e composição da sua autoria. A música foi produzida por José Ngola. Albino Esteves "Alavinoz” concorre com a música "Cacos de Amor”, letra e composição criada em conjunto com o músico Kanda, numa produção de Ivan Alekxei e Venâncio. Sara Saka garantiu dar tudo de si na interpretação do tema "Movimentos”, cuja letra e composição são da sua autoria e conta com a produção dos músicos Ivan Alekxei e Venâncio. Eliude Prata canta "Luanda,” letra e composição da sua autoria, e foi produzida por Wlademar Devox. O concorrente Hermenegildo José Muondo "Yetu” defenderá a música "Kudimimuka”, cuja letra e a composição são suas e conta com a produção de Azevedo Clássico.
O Festival da Canção de Luanda surgiu seis anos após a criação da primeira rádio privada do país, a Luanda Antena Comercial (LAC), a 25 de Setembro de 1992, na fase da abertura democrática em Angola. Maria Luísa Fançony, Mateus Gonçalves e José Rodrigues - o trio que encabeça a LAC - como resultado das experiências adquiridas na Rádio Nacional de Angola (RNA) em concursos e eventos musicais, lançaram em 1998 a festa setembrina da música.
O guitarrista e compositor Carlos Praia foi o vencedor da edição 2022 com a composição "Caçula”, uma letra do poeta e jornalista Carlos Ferreira "Cassé”, defendida pela jovem Zinga Sona, que também levou para casa o prémio relativo à "Melhor Voz”.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA cantora Anna Joyce realiza amanhã, às 21h00, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, um grande show no qual promete brindar o público com os vários sucessos que fizeram dela uma das vozes mais ouvidas da actualidade. Agenciada pela produtora LS Republicano, Anna Joyce traz como convidados especiais os artistas Landrick e Prodígio.
Os Sona “desenhos e figuras geométricas na areia”, arte milenar do povo Lunda Cokwe, foi elevado, ontem, em Kasane, no Botswana, a Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), confirmou ao Jornal de Angola o investigador Jorge Dias Veloso, membro da delegação angolana.
O Atelier D'Artes Lucengomono realiza quinta-feira, pelas 18h30, no Instituto Guimarães Rosa (Centro Cultural Brasil Angola) a primeira edição do concerto denominado “Ntemo”, da cantora e intérprete Tina Bunga com a participação especial do músico Dodó Miranda.
O multilateralismo é a melhor opção para dar resposta aos diversos e complexos desafios do actual contexto da política internacional dos Estados e das instituições, defendeu, ontem, em Luanda, o ministro das Relações Exteriores, Téte António.
Fertilidade dos solos e abundância de água permitem a implementação de várias culturas, algumas das quais particularmente exigentes, como a videira e o olival, que já têm produções de elevada consideração, que permitem a montagem de indústrias nessa região da Província do Cuanza-Sul
O embaixador da Venezuela na Nigéria, Alberto Castellar Padilla, prestou a Angola informações preponderantes sobre o referendo de 3 de Dezembro à volta da disputa territorial com a República Cooperativa da Guiana.
O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, vai avaliar diversos empreendimentos do sector nas províncias do Cuanza-Sul, Huambo e Bié, durante a visita de trabalho para radiografar as obras em curso no Sul do país.