Regiões

Vedação de aeroportos é das prioridades

O director do Gabinete Provincial dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana do Cuando Cubango, Pio Viti Francisco, anunciou, terça-feira, que a vedação do Aeroporto Comandante Kwenha, em Menongue, e do 23 de Março, no Cuito Cuanavale, são das prioridades do Governo Provincial para este ano.

18/01/2023  Última atualização 11H18
Construção de muros de vedação evita a passagem na pista © Fotografia por: DR

O director defendeu a construção urgente de um muro de vedação no perímetro do Aeroporto Comandante Kwenha, assim como no 23 de Março, para evitar acções contínuas de vandalização, construções anárquicas, passagem de peões, animais e de motociclos na pista.

O sector dos Transportes no Cuando Cubango, lembrou, controla dois aeroportos e pequenos aeródromos nos municípios de Menongue, Mavinga, Cuangar, Calai, Dirico, Cuchi, Rivungo e Nancova.

Salientou que pelo facto de alguns municípios terem pistas, o gabinete que dirige solicitou ao Governo Provincial para interceder junto do Ministério da Administração do Território (MAT), para a implementação de rotas que passam por Menongue, Rivungo, Mavinga, Dirico, Calai, Cuangar, Nancova e Cuito Cuanavale, através de aviões de pequeno porte, facilitando assim a vida das populações.

Informou ainda que estão em curso negociações com a Companhia Aérea Angolana (TAAG), no sentido de retomar os voos que ligam Menongue às províncias do Cunene, Namibe, Huambo e Namibe, assim como abrir uma rota entre Menongue/Benguela e vice-versa, tendo em vista a solicitação de muitos cidadãos na província, com realce para os empresários e comerciantes.

"Estes voos são constantemente solicitados e nós reconhecemos que a abertura destas rotas vai contribuir significativamente para impulsionar as trocas comerciais entre as províncias do Cuando Cubango, Cunene, Huambo, Namibe e Benguela e permitir maior arrecadação de receitas para os cofres do Estado”, perspectivou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões