Mundo

Várias personalidades saúdam condenação de Derek Chauvin

Destacadas personalidades norte-americanas saudaram a condenação do ex-agente policial Derek Chauvin por todos os crimes de que era acusado no julgamento do homicídio do George Floyd, e pedem agora novas medidas que assegurem igualdade para os afro-americanos.

22/04/2021  Última atualização 02H35
Derek Chauvin sentenciado © Fotografia por: DR
Através das redes sociais, a influente Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor (NAACP) afirmou que "a Justiça prevaleceu” no caso de Floyd, mas que "o trabalho não está feito”, passando agora pela reforma da própria Polícia.

No mesmo sentido, o ex-Presidente Barack Obama saudou a condenação de Chauvin, mas salienta que deve ser feito mais para que o país entenda que "os negros americanos estão a ser tratados de maneira diferente todos os dias” e que milhões vivem com medo de que o seu próximo encontro com a Polícia seja o último.

Em comunicado, o primeiro Presidente afro-americano defendeu que o veredicto deve levar a medidas concretas para reduzir o preconceito racial no sistema de Justiça Criminal e redobrar os esforços para expandir as oportunidades económicas nas comunidades marginalizadas.

Por sua vez, o actual Presidente dos EUA, Joe Biden, demonstrou-se "aliviado” com a decisão, considerando que a condenação é "um passo gigante” contra o racismo sistémico. Também a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, afirmou que o nome de George Floyd se tornou "sinónimo de Justiça, dignidade e civilidade”, mas que o seu caso "será um episódio” se não for seguido de mudanças legislativas.


Reacção da família
Derek Chauvin foi declarado culpado da morte de George Floyd. A sentença vai ser conhecida dentro de 6 a 8 semanas. O advogado Ben Crump e a família de George Floyd divulgaram um comunicado instantes depois de ser conhecido o veredicto que determinou a culpa de Derek Chauvin.  
"A Justiça dolorosamente conquistada chegou à família de George Floyd e à comunidade em Minneapolis, mas o veredicto de hoje vai muito além desta cidade e tem implicações significativas para o país e até mesmo para o mundo”, pode ler-se.

No comunicado, divulgado pela CNN, a família frisa que "a Justiça para a América Negra é Justiça para toda a América” e que este caso "marca uma viragem na História americana” e "envia uma mensagem clara que esperamos que seja ouvida com clareza em todas as cidades e todos os estados”, acrescenta.

O ex-agente policial norte-americano Derek Chauvin foi considerado culpado de todas as acusações no julgamento do homicídio do afro-americano George Floyd. Derek Chauvin, de 45 anos, é um veterano da Polícia, com quase 20 anos de serviço, que recebeu, em 2006, uma recomendação para uma medalha de bravura. A recomendação foi proposta pelo papel na resolução de um caso de um homem que apontou uma espingarda a agentes da Polícia.

Derek Chauvin serviu duas vezes no Exército dos Estados Unidos, antes de ter começado uma carreira na Polícia, tendo estado na Polícia Militar entre Setembro de 1996 e Fevereiro de 1997 e entre Setembro de 1999 e Maio de 2000. Anteriormente tinha trabalhado como segurança e foi funcionário da rede de restaurantes McDonald’s.

Apesar do elogio recebido em 2006, Chauvin também foi alvo de várias queixas relativas ao seu comportamento enquanto Polícia. De acordo com o jornal "Star Tribune”, que cita registos do Departamento de Polícia de Minneapolis, o ex-Polícia recebeu, pelo menos, 15 queixas, a maioria das quais foi arquivada sem que tenha sido aplicada qualquer sanção.

A morte de George Floyd, aos 46 anos, aconteceu a 25 de Maio de 2020, na sequência da sua detenção pela Polícia de Minneapolis por suspeita de tentar pagar a conta do supermercado com uma nota falsa de 20 dólares. Chauvin foi o primeiro dos quatro polícias envolvidos no incidente a ser julgado.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo