Regiões

Várias localidades deixam de depender de energia fornecida por geradores

Manuel Fontoura | Lucala

Jornalista

Várias localidades da província do Cuanza-Norte, que ainda dependem de grupos geradores, terão, dentro de dias, corrente eléctrica da rede pública, no âmbito do programa de electrificação das comunas e sectores da região.

29/05/2023  Última atualização 09H29
Todas as sedes municipais contam, desde Fevereiro, com energia eléctrica da rede pública © Fotografia por: Nilo Mateus | Edições Novembro | Cuanza-Norte

A garantia foi dada, sexta-feira, em Ndalatando, pelo chefe de Divisão e Despacho da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) no Cuanza-Norte, Filógenes do Amaral, tendo acrescentado que, depois das localidades de Danje-ya-Menha e São Pedro da Quilemba, Caxissa e Quiringo, no município de Cambambe, assim como Canhoca e Kissecula, arredores de Ndalatando, município de Cazengo, os trabalhos continuam para atingir outras áreas da comuna da Canhoca, no município de Cazengo, com destaque aos sectores de Zavula e Catari, que terão Postos de Transformação (PT) de 250 KVA.

Segundo Filógenes do Amaral, na localidade de Kissecula já foi instalado um Posto de Transformação de 250 KVA e, nos próximos dias, a comuna de São Pedro da Quilemba, em Cambambe, contará com corrente eléctrica da rede pública, uma vez que a linha de média tensão já está concluída, a partir da subestação do bairro Kafuma, arredores da velha cidade do Dondo.

"Peço encarecidamente a todos os utentes para não vandalizarem a rede e pagarem o consumo para podermos arrecadar mais receitas e com isso estendermos o número de beneficiários de energia eléctrica da rede pública”, disse Filógenes do Amaral. 

Com a inauguração do sistema de fornecimento de energia eléctrica no município do Ngonguembo, a 100 quilómetros a Norte de Ndalatando, em Fevereiro deste ano, todas as sedes municipais da província do Cuanza-Norte passam a contar com energia da rede pública.

  Segundo o Gabinete de Estudos e Estatística do Governo Provincial, a expansão da rede eléctrica no Cuanza-Norte está orçada em 88 milhões e 700 mil euros, financiados pelo Banco de Crédito Agrícola de França. O projecto abrange 35 mil ligações domiciliares, em 53 aldeias no Bolongongo, Banga e Ngonguembo.

  O projecto de transporte da energia eléctrica no Cuanza-Norte abrange 234 quilómetros em linha de média tensão e 54 em alta tensão, a executar em dois anos. Para o efeito, a subestação de Ndalatando foi ampliada de 20 para 40 megawatts, com uma linha de 60 quilowatts, que conecta Ndalatando à vila do Golungo-Alto.

 

Localidades já beneficiadas

Os mais de sete mil habitantes da comuna de Canhoca, a única do município de Cazengo, a 36 quilómetros a Sudoeste de Ndalatando, contam, desde 2021, com energia eléctrica da rede pública, a partir de uma derivação

da linha de Cambondo (Golungo-Alto), que liga Ndalatando e Lucala, com uma potência de 30 KWA.

O projecto está orçado em cerca de dois milhões de Euros e enquadra-se no programa de electrificação dos municípios, comunas e zonas agrícolas da província do Cuanza-Norte.

 Foram já efectuadas 900 ligações domiciliárias com sistema pré-pago e, na altura da inauguração, mais de 220 foram aglutinadas, além de 120 postes de iluminação pública, que recebem energia dos três Postos de Transformação de 250 KVA montadas na sede da comuna.

  O projecto permitiu a instalação de 14 quilómetros de linha de Média Tensão (30 KVA) e de oito quilómetros de Baixa Tensão. Já na linha de transporte de Cambondo até Canhoca foram montadas 62 torres de metal.

  A comuna de Canhoca, situada a 36 quilómetros a Oeste da cidade de Ndalatando, tem mais de sete mil habitantes, maioritariamente camponeses. 

  Por outro lado, 3.200 habitantes da sede comunal de Dange-Ya-Menha, no município de Cambambe, fundada em 1925, passaram, desde o princípio de Julho desde ano, a beneficiar de energia eléctrica da rede pública.

  A obra durou seis meses e permitiu a instalação de três Postes de Transformação de 250 KVA, cada, que sustentam 275 ligações domiciliares e 136 luminárias públicas. 

  A energia provém da região do Alto-Dondo, através de um ramal com 202 torres de média tensão, de 24 metros de altura cada, num percurso de cerca de 40 quilómetros.

  Dois outros sistemas de energia, das localidades de Caxissa e Quiringo (Cambambe), que beneficiaram 500 e 220 ligações caseiras, fazem parte do traçado de electrificação dos municípios da Banga, Ngonguembo e Quiculungo, no quadro do Despacho Presidencial número 75/18.

A localidade de Caxissa beneficiou, numa primeira fase, de 220 ligações domiciliares e 110 postos de iluminação pública, sustentados por um Posto de Transformação de 250 KVA, enquanto no Quiringo foram feitas 81 ligações domiciliares com sistema pré-pago e instalados 80 postos públicos. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões