Sociedade

Vandalizados mais de 4 mil metros de cabos eléctricos no Huambo

Justino Victorino / Huambo

Jornalista

Pelo menos 4.200 metros de cabos eléctricos, da rede pública, foram vandalizados em diversos bairros do município do Huambo, em 2020, informou ao Jornal de Angola o administrador da circunscrição, João Calão Figueiredo.

07/01/2021  Última atualização 20H25
Segundo o responsável a vandalização da rede pública de energia inviabiliza novas ligações na cidade. © Fotografia por: DR
Os roubos de cabos afectaram, sobretudo, os bairros Calilongue da Cuca, Sassonde, Santa-Iria, Chivela, Santo- António Tinguita, Calute, Canhe e Bairro da PIR.  Face à situação, o responsável disse que a administração tem estado a enfrentar dificuldades para a reposição do material eléctrico vandalizado.

"Temos tido muitos problemas, pois muitas ruas que já estiveram iluminadas ficaram novamente às escuras. Os custos para a reposição dos cabos são onerosos”. Para João Calão Figueiredo, a vandalização da rede pública de energia inviabiliza novas ligações, uma vez que requer investimentos avultados, daí ter apelado à população a denunciar tais actos de vandalismo.

O administrador disse que, apesar dos constrangimentos financeiros, foi possível repor alguns cabos eléctricos nos bairros do Sassonde e Calilongue da Cuca, arredores da cidade do Huambo. Para ultrapassar o problema, garantiu que a administração municipal vai trabalhar em conjunto com as comissões de moradores, a fim de se achar um mecanismo de fiscalização destes equipamentos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade