Sociedade

Vacinadas mais de 34 mil pessoas contra a Covid-19

Xavier António

Jornalista

Um total de 34.260 pessoas foi vacinado contra a Covid-19 na província de Luanda, desde o dia 2 do mês em curso, até à data, entre profissionais de saúde, idosos, bem como efectivos das Forças de Defesa e Segurança.

13/03/2021  Última atualização 09H45
© Fotografia por: Kindala Manuel| Edições Novembro
A informação foi avançada, ontem, pelo secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, durante a apresentação dos dados da pandemia no país. A vacinação decorre no Complexo Turístico Paz Flor, no Morro Bento, Centro de Tratamento do Km 27 e no Hospital de Campanha da Zona Económica Especial, em Viana.

Na ocasião, Franco Mufinda anunciou que os educadores de infância, em Luanda, começam a ser vacinados na próxima segunda-feira.
Para tal, acrescentou, os responsáveis das creches devem fazer o cadastramento dos educadores na plataforma electrónica disponível, a fim de efectuarem o pré-registo, de modo a tornar o processo de vacinação mais rápido.


Situação epidemiológica

Ontem, Angola registou mais 60 casos novos, dos quais 33 do sexo masculino e 27 do sexo feminino, com idades compreendidas entre dois e 74 anos, sendo 49 em Luanda, cinco no Cuando Cubango, quatro em Benguela e dois no Cuanza-Sul.
Nas últimas 24 horas, a capital do país notificou duas mortes. Trata-se de um homem e uma mulher, com idades compreendidas entre 60 e 85 anos de idade e tinham comorbilidades de hipertensão arterial.

No mesmo período, oito pessoas recuperaram da Covid-19, todos em Luanda, com idades compreendidas entre 28 e 41 anos. Assim, a capital do país soma, até à data, um total de 19.865 recuperações.  
Nesta altura, o país contabiliza 21.265 casos confirmados, sendo 911 activos, 519 óbitos e 19.835 recuperados, o que corresponde a 93,2 por cento.

 
Províncias sem casos activos
Até à data, as províncias sem casos activos de Covid-19 são Lunda-Sul e Bié. A primeira tem um total de 424 recuperados e três óbitos, enquanto a segunda soma 268 recuperados e três mortes.
Franco Mufinda referiu que dos 911 casos activos, cinco estão em estado crítico, nove graves, 34 moderados, 25 leves e 838 assintomáticos. Nas últimas 24 horas, foram processadas 715 amostras por RT-PCR, com uma taxa de positividade de 6,7 por cento.
A Equipa de Saúde Mental e Intervenção Psico-social assistiu 23 pessoas através da Linha de Apoio Psicológico. Quanto às altas de quarentena institucional foram 10 no Namibe e oito no Cuanza-Sul.
O Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) recebeu 62 chamadas, todas foram pedidos de informação sobre a pandemia.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade