Sociedade

Vacinação contra a Covid-19: Técnicos de saúde aprimoram noções

Selma Queiróz | Sumbe

Jornalista

Sessenta e três enfermeiros das unidades sanitárias do Cuanza-Sul foram capacitados, no fim-de-semana, na cidade do Sumbe, sobre vacinação contra a Covid-19, integrada no Plano Alargado de Vacinação (PAV).

15/04/2024  Última atualização 10H18
Enfermeiros aprimoraram conhecimentos sobre a vacinação © Fotografia por: Selma Queiróz | Edições Novembro Sumbe

O coordenador provincial da World Vision referiu que o objectivo da formação foi elevar ao conhecimento dos técnicos de Saúde mais e novas noções sobre a gestão de vacinação da Covid-19, para além das forma e conservação das vacinas.

António Tomás adiantou que a World Vision, através do projecto Global VAX, tem apoiado a vacinação contra a Covid-19, a nível do Cuanza-Sul. Para a primeira fase do ciclo formativo, disse, foram seleccionadas 31 unidades sanitárias dos 12 municípios da província.

"Com esta formação pretendemos integrar, de forma paulatina, a vacinação contra a Covid-19 no PAV. A segunda fase vai ser implementada após serem avaliadas as condições técnicas e os recursos humanos”, disse.

Quanto à idade adequada para apanhar a vacina, António Tomás esclareceu que a partir dos 12 anos, já se pode  fazer as doses de vacinação. "Os cidadãos que apanharam apenas a primeira dose da vacina, devem dirigir-se à unidade sanitária mais próxima, para completarem o calendário de vacinação”, aconselhou.

 
Integração

Das 31 unidades sanitárias que participaram da formação, referiu, oito já estão integradas e fazem a vacinação contra a Covid-19. "Essas unidades sanitárias são apoiadas com técnicos remunerados pela Global VAX”, explicou.

António Tomás disse ainda que, como forma de criar sustentabilidade e adequar as políticas do Governo local e do Ministério da Saúde, estes técnicos também estão a ser treinados, no sentido de quando o projecto Global VAX terminar, essas unidades possam continuar com o processo de vacinação.

De acordo com António Tomás, desde 2021, ano em que começou o processo de vacinação ao nível da província, até Março de 2024, foram vacinados 1.716.106 utentes contra a Covid-19.

 
Cumprimento

Para a supervisora provincial do Plano Alargado de Vacinação, Maria de Fátima, a formação vai assegurar o cumprimento da vacinação contra a Covid-19 nas unidades sanitárias e aumentar o número de postos, uma vez que já existem oito unidades integradas a vacinar para prevenção da doença nos municípios do Sumbe, Ebo, Quibala e Amboim.

"Apesar de não termos registos de Covid-19 na província, há a necessidade de continuar com os programas de prevenção da doença e sensibilização da população, no sentido de terem a cultura de recorrer às unidades sanitárias, para apanhar todas as doses das vacinas”, disse.

De acordo com fontes locais do sector, a construção de novas unidades hospitalares, centros médicos e postos de saúde na província do Cuanza-Sul e a formação de quadros estão a contribuir na melhoria e qualidade dos serviços de Saúde, na na região.

Actualmente, o Cuanza-Sul controla 292 unidades de saúde, com três mil e 287 funcionários, dos quais 183 médicos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade