Sociedade

Unversidade José Eduardo dos Santos: Reitora apela ao fortalecimento do ensino e da inevestigação

Marcelino Wambo | Huambo

Jornalista

A reitora da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES) exortou, terça-feira, na cidade do Huambo, que o processo de ensino e investigação devem ser cada vez mais fortalecidos, para dar solução aos problemas locais e globais da sociedade.

03/08/2022  Última atualização 08H11
Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade José Eduardo dos Santos tem novo decano © Fotografia por: DR
Virgínia Quartin, que falava durante a cerimónia de tomada de posse do novo decano da Faculdade de Ciências Agrárias(FCA), Professor Doutor Ambrósio Fortunato de Almeida, frisou que a necessidade de posicionar as unidades orgânicas fortes e capazes, no capítulo do ensino e investigação propicia o crescimento económico e social do país.

A Faculdade de Ciências Agrárias tem o papel decisivo no actual contexto do país, pela sua história académico- científica relevante que, segundo a reitora, deve continuar a ser dignificada com um ensino e investigação de qualidade, onde os docentes, investigadores, funcionários civis e estudantes, devem unir esforços, numa frente única para o bem-saber.

Virgínia Quartin recomendou ao novo decano da FCA e aos demais membros da nova direcção a trabalharem afincadamente para o fortalecimento e dignificação daquela unidade orgânica da UJES, para que sejam capazes de alcançar o objectivo durante os cinco anos de mandato.

Desafios da nova gestão

O novo decano da Faculdade de Ciências Agrárias, disse estar preparado para trabalhar em equipa e apontou a formação técnica e profissional uma das principais apostas do seu mandato.

A garantia da actualização contínua do corpo docente, bem como o desenvolvimento da investigação científica, para resolver problemas nos sectores da Agricultura e Florestas são outras prioridades de Ambrósio de Almeida.

Propiciar a superação contínua dos graduados universitários com a introdução de novas tecnologias na Agricultura  e Florestas, assim como outras valências que visam o desenvolvimento e consolidação da instituição e sucesso da gestão também vão merecer a atenção do novo decano da FCA.

Os estudantes, disse, serão o centro e o foco permanente e diário durante o mandato, para melhor qualidade de ensino e sucesso académico.

Ambrósio de Almeida defendeu que se revejam os métodos de aprendizagem e se aposte nas metodologias mais inovadoras ao encontro dos interesses dos estudantes que chegam ao ensino superior, no âmbito da coesão e inclusão de todos.

Nos últimos 15 meses, a Faculdade de Ciências Agrárias no Huambo era coordenada por uma comissão de gestão liderada pelo Professor Doutor João Cardoso.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade