Angola tem 22 escolas especiais e 938 de carácter inclusivo, em 16 províncias, que atendem mais de 40 mil alunos, anunciou, esta segunda-feira, em Luanda, o director Nacional da Educação Especial.
Quatro pessoas morreram, sábado, na província do Huambo, em consequência do naufrágio de uma canoa artesanal, na Barragem Hidroeléctrica do Gove. Das vítimas apenas foi encontrado o corpo de um bebé de oito meses.
A promoção da cultura de paz e do desenvolvimento socio-económico e cultural, bem como o contributo das igrejas no contexto da pacificação do país foram os temas do 1º Fórum Juvenil Universitário realizado, ontem, no Huambo, por iniciativa do secretariado executivo provincial da JMPLA.
A governadora da província
do Huambo, Lotti Nolika, disse, no acto da abertura, que, independentemente da
filiação partidária, crença religiosa e origem étnica, os jovens universitários
são todos chamados a cultivar o espírito de paz, perdão e tolerância, para
evitarem os erros do passado.
"A paz é a maior herança
que, depois da Independência, podemos deixar às futuras gerações”, considerou
Lotti Nolika, para quem "é preciso” que os jovens a preservem. Pediu aos jovens
universitários que ponham em prática os temas abordados.
A governadora referiu-se,
igualmente, ao comportamento que os jovens devem ter nas próximas eleições
gerais, previstas para Agosto. "Vós, os jovens, devem primar por uma conduta
responsável, tolerante e comprometida com a paz, rumo ao desenvolvimento do
país”, defendeu.
Ismael Jamba, primeiro secretário interino executivo provincial da
JMPLA, mostrou-se congratulado com a colaboração das universidades na
realização do fórum. Depois do calar das armas, disse, é necessário saber que a
paz vai além das hostilidades militares.
"A paz é, também, a prática
do diálogo constante na relação entre pessoas, a postura democrática, o
respeito das instituições, a tolerância com o próximo e o respeito pela
diferença”, lembrou.
Ismale Jamba disse ser possível tornar eterna a paz duramente alcançada. Para tal, sublinhou, basta que cada angolano compreenda o quão é desnecessária, amarga e destrutiva a guerra. "É função de todos, principalmente da juventude, construir um país reconciliado e em paz”, concluiu.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginMais de 40 mil toneladas de cereais foram colhidas durante a campanha agrícola 2021/2022, no município de Chipindo, 456 quilómetros a Leste da cidade do Lubango, província da Huíla, soube o Jornal de Angola.
A maioria dos 12. 993 pacientes toxicodependentes está a receber tratamento no Centro de Reabilitação do Bengo, que, de acordo com secretário de Estado da Saúde Pública, Franco Mufinda, “o único centro existente no país”. Este trabalho é desenvolvido pelo Ministério da Saúde através do Instituto Nacional de Luta Anti Droga (INALUD) e Organizações Não-Governamentais.
A circulação rodoviária no troço Sumbe/Lobito, na Estrada Nacional 100, interrompida, sábado, depois do despiste de um camião na ponte sobre o rio Cubal, na comuna do Quicombo, província do Cuanza-Sul, já está restabelecida.
Os Estados Unidos da América continuam a apoiar os esforços de Angola para eliminar a corrupção e imputar responsabilidades àqueles que desviaram os recursos do país e, desse modo, aumentar a transparência e o nível de responsabilização.
O período para o suprimento de insuficiências, irregularidades e deficiências detectadas pelo Tribunal Constitucional nos processos de candidaturas dos partidos e coligação de partidos políticos às Eleições Gerais de 24 de Agosto, encerra hoje.
O ministro dos Transportes definiu, ontem, em Moçâmedes, o actual estágio de evolução do sector pela concretização das reformas alinhadas às melhores práticas internacionais, assentes em mudanças profundas no domínio da produtividade e nos planos de desenvolvimento 2018-2038.
Os preços de referência dos principais produtos da cesta básica baixaram em 36 por cento face a Novembro do ano passado, na semana entre 20 e 26 de Junho, sob a influência da activação da Reserva Estratégica Alimentar (REA).
Com o objectivo de divulgar a trajectória do primeiro Presidente de Angola, a exposição sobre a vida e obra de Agostinho Neto encerrou domingo, numa demonstração de que a iniciativa ajudou a fortalecer o patriotismo.
O realizador angolano Levis Albano avançou, este domingo, em Luanda, que pretende apresentar a pré-estreia do filme “Mutu Mbi” em todos os países da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).