Especial

Universidade Cuanza, uma mascote da cooperação

NUM ANTIGO campo minado, na cidade do Cuito, no centro da província do Bié, nasceu um projecto hispano-angolano de reconhecimento mundial: a Uni­versidade Cuanza, criada pela Funiber (Fundación Universita­ria Iberoamericana), uma rede de centros universitários que nasceu há 25 anos em Barcelona (na Catalunha) com o objectivo promover o Pan-iberismo.

14/02/2023  Última atualização 06H15
Formar quadros de qualidade para o mercado global © Fotografia por: Edições Novembro
Com as faculdades de En­genharias, Ciências Sociais e Humanas, Ciências da Saú­de e Ciências da Educação, a Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), primeira insti­tuição iberófona, é um dos pri­meiros marcos na aproximação dos países de língua portugue­sa e espanhola.

A Iberofonia é um espa­ço multinacional de países de língua portuguesa e espanhola de todos os continentes, sem excepções geográficas, que reú­ne quase 800 milhões de pes­soas no mundo, 10 por cento da população mundial e apro­ximadamente 20 por cento da superfície do planeta.

Por isso, as aulas na Uni­versidade Internacional do Cuanza o aluno acompanha as aulas em um sistema bilíngue português/inglês e português/ espanhol de maneira progres­siva e, ao finalizar os estudos, terá adquirido competências bilíngues para o exercício de sua profissão. Desde o primei­ro ano, turmas de reforço em inglês e espanhol, para con­cluir com êxito as disciplinas oferecidas em outros idiomas ao longo do curso.

Através do convénio exis­tente, entre a Universidade In­ternacional do Cuanza (Ango­la) e a Universidad Europea del Atlântico (Espanha), locali­zada em Santander, os alunos matriculados nos programas de graduação poderão finalizar os seus estudos em Espanha, convalidando créditos já cur­sados em Angola e recebendo uma segunda titulação espa­nhola do curso, com todos os requerimentos exigidos pelos programas administrados pela União Europeia.

O campus da Universidade Internacional do Cuanza foi concebido para que os alunos ponham em prática sua pro­fissão desde o início do curso. Assim, a Universidade conta com instalações modernas e bem equipadas que simulam ambientes profissionais aos quais os alunos se incorpo­ram ao concluir o curso.

O corpo docente incentiva que os universitários se en­volvam na vida do campus e orienta-os para que executem projectos e ideias que permi­tam desenvolver sua profis­são desde o primeiro dia. O modelo educacional não se limita a cumprir com a activi­dade curricular dos alunos, também garante sua forma­ção teórico-prática e o envol­vimento total dos estudantes em um ambiente profissional.

Além disso, a Universida­de conta com vários convénios de estágios com empresas de diferentes sectores que comple­mentam a aprendizagem dos universitários e favorecem o de­senvolvimento de habilidades transversais que serão neces­sárias no momento de escolher um emprego.

A Universidade, em par­ceria com profissionais, di­rectores e empresários, ajuda os alunos empreendedores a executarem seus projectos, guiando-os e acompanhan­do-os em seu ingresso no mercado de trabalho. A UNIC colabora com fundos de inves­timento especializados na pre­paração e no financiamento de novos projectos empresariais (Business Angels) e coloca à disposição de seus estudantes espaços e instalações para o início de suas actividades.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Especial