Sociedade

Universidade Católica inaugura edifício no Largo das Escolas

A Universidade Católica de Angola (UCAN) inaugura hoje, em Luanda, o segundo edifício, disponível para as áreas de pós-graduação, mestrado e doutoramentos.

23/05/2023  Última atualização 09H30
© Fotografia por: DR
O edifício tem o nome de Michael Lemoyne Kennedy, em homenagem à família Kennedy, que ajudou a executar vários projectos académicos no país, incluindo a materialização da primeira instituição de pós-graduação, anunciou a reitora da UCAN.

Em declarações ao Jornal de Angola, a madre Maria de Assunção referiu que as relações de amizade e cooperação entre a UCAN e a família Kennedy já têm muitos anos, tendo ressaltado que as mesmas contribuíram para o "sonho de uma educação de qualidade em Angola” e ajudaram aquela instituição de ensino. "Hoje, a UCAN atingiu o topo, com o contributo positivo” da família Kennedy, reconheceu.

A reitora ressaltou que a família Kennedy contribuiu, sem cessar, não só no financiamento, mas também no material didáctico, o que  mantém hoje a biblioteca da UCAN recheada.

Maria de Assunção agradeceu, igualmente, ao Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás pelo apoio que tem prestado à instituição.

Ao referir-se ao número de estudantes por sala, Maria de Assunção afirmou que o objectivo não é a maximização. O fundamental, defendeu, é o apetrechamento das salas com material de ponta. "No caso do novo edifício, as salas terão um número máximo de 40 formandos, porque as formações avançadas não devem ser massificadas”, sustentou.

Com a inauguração do novo edifício, localizado no Largo das Escolas, defronte à União dos Escritores Angolanos, a UCAN passa a ter dois blocos. O primeiro Pólo do Palanca lançou, ainda ontem, 500 licenciados no mercado, nas especialidades de Direito, Engenharia Informática, Telecomunicações, Petróleos, Educação de Infância, Educação Moral e Cívica, Serviços Sociais e Economia.

 
Kennedy Júnior testemunha acto

Para testemunhar a inauguração do novo edifício da UCAN, encontra-se, desde o dia 19 deste mês, no país, uma delegação americana liderada por Michael Kennedy Júnior, filho de Michael Lemoyne Kennedy, descendente directo de Robert F. Kennedy, antigo procurador-geral dos Estados Unidos.

A delegação visitou, no domingo, o Santuário da Nossa Senhora da Muxima, onde participou na missa solene que lembrou a "Ascensão do Senhor”. A missa foi celebrada pelo padre mais velho da Igreja Católica em Angola, Jerónimo Cahinga.

Em declarações à im-prensa, Michael Kennedy Júnior disse que o grupo está em Angola para reforçar parcerias, não só com a UCAN, mas também com outras instituições.

"Agradecemos a homenagem ao meu pai e estamos felizes com os feitos que a Universidade Católica de Angola tem feito no sector educacional”, sublinhou o filho de Michael Lemoyne Kennedy, satisfeito com o que presenciou e ouviu no Santuário da Muxima.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade