Uma equipa de responsáveis e quadros do Ministério da Justiça e Direitos Humanos e da Provedoria de Justiça, a partir desta terça-feira, vai participar no III Fórum Mundial dos Direitos Humanos, a decorrer até sexta Feira, 23 de Março, em Buenos Aires, na Argentina.
A valorização da dignidade humana e a aplicação da humanização e das boas práticas nas unidades penitenciárias foram defendidas pelo secretário de Estado do Interior, esta segunda-feira, no Huambo, no acto central alusivo ao 44.º aniversário do Serviço Penitenciário.
As investigações sobre o fenómeno da seca no Sul do país, a serem realizadas pela academia norte-americana de Massachusetts Institute of Technology (MIT), no âmbito do projecto “Sistema de Apoio às Políticas de Combate à Seca”, baseado em tecnologia espacial, devem ser partilhadas com as universidades e técnicos angolanos, defendeu, em Luanda, Fabião Tulukeni, vice-decano da Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto (UAN).
"Quem sairá a ganhar, acima de tudo, é o país em si, que terá quadros melhor formados sobre matérias relativas à tecnologia espacial”, afirmou, Fabião Tulukeni, para em seguida acrescentar que a engenharia espacial é uma matéria de "muito interesse” da academia angolana.
Fabião Tulukeni considerou, por isso, fundamental que se proporcione aos técnicos angolanos, discentes e docentes das universidades do país, um encontro com a investigadora e professora Danielle Wood, da Massachusetts Institute of Technology (MIT) dos Estados Unidos da América (EUA), de modo a que se possa absorver mais conhecimentos sobre a tecnologia.
Destacou, por outro lado, o facto de o projecto ser de "altíssimo padrão”, por incorporar um sistema de fornecimento sistemático de dados sobre o estado dos recursos hídricos, localização dos assentamentos populacionais mais vulneráveis aos efeitos da seca e a localização dos locais ideais para a aplicação de projectos estruturantes.
De acordo, ainda, com o também docente da Universidade Agostinho Neto, é necessário e imperioso o estabelecimento de uma cooperação entre a universidade americana e as nacionais, "para que os nossos quadros percebam muito bem o processo e as vantagens” com a utilização da tecnologia espacial no combate à seca no Sul do país.
A recolha de dados da superfície terrestre, por intermédio da tecnologia espacial, disse o vice-decano, precisa de ser interpretada por diferentes especialistas, tendo citado, como exemplos, geólogos, hidrogeólogos, ambientalistas e serviços ligados à segurança do nosso país.
Em face disso, defendeu a colaboração de técnicos das universidades americanas e angolanas, no processo de recolha de dados e nos estudos aprofundados, tendo em vista o propósito de acabar com a seca.
"Uma eventual cooperação daria a possibilidade de evolução das nossas instituições atingirem também os patamares necessários e a universidade americana precisa de alguns dados que só pode encontrar nas universidades angolanas”, rematou.
Recorde-se que o projecto "Sistema de Apoio às Políticas de Combate à Seca no Sul de Angola”, lançado em Luanda, pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), conta com a parceria do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) e do Massachusetts Institute of Technology (MIT) dos EUA, e é financiado com 550 mil dólares pela Agência Espacial Norte-americana (NASA).
O prazo de execução é de três anos, devendo todo o trabalho ser coordenado por Danielle Wood, investigadora norte-americana e directora do Space Enabled Research Group, MIT Media Lab.
A norte-americana lidera o grupo de pesquisa que utiliza satélites para resolver problemas complexos na terra, projectando sistemas inovadores que aproveitam a tecnologia espacial.
Pascoal Alé Fernandes, secretário de Estado para as Telecomunicações, Tecnologias de Informação, disse, por ocasião do lançamento do projecto, que o mesmo vai servir de plataforma de recolha, organização e partilha de informação, votada à mitigação dos efeitos, derivados da ocorrência de situações de seca, que tem afectado, há várias décadas, milhares de cidadãos.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Chefe de Estado, João Lourenço, nomeou, esta segunda-feira, Edilson Paulo Agostinho para o cargo de secretário do Presidente da República para os Assuntos Judiciais e Jurídicos, em substituição de Francisco João de Carvalho Neto.
O ministro das Relações Exteriores, Téte António, chegou, domingo, a Abidjan, para uma visita oficial de 72 horas, a convite da ministra de Estado e ministra dos Negócios Estrangeiros, Integração Africana e Diáspora da Côte d'Ivoire, Kanda Camissoko Camara.
A 67.ª sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher (CSW67) discutiu, durante o fim-de-semana, em Nova Iorque, sobre a Educação na era digital para impulsionar a igualdade de género, soube o JA Online, através de uma nota da Organização das Nações Unidas (ONU).
A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, trabalha, esta segunda-feira, ( 20), no Dundo , capital da Lunda-Norte , com o objectivo de avaliar o estado das infra-estruturas e a execução das políticos do sector que dirige .
Como forma de assinalar o mês dedicado à mulher decorreu uma palestra no município de Quipungo para ajudar à reflexão sobre o papel e a importância do empoderamento feminino na construção de uma sociedade mais justa, informou hoje a página de Facebook do Governo da Huíla.