O Governo da Lunda-Norte procedeu, recentemente, no Dundo, província da Lunda-Norte, na fazenda agro-pecuária da Cacanda, ao lançamento do Programa de Fomento Pecuário de Suínos, que vai abranger um total de 500 famílias (313 homens e 187 mulheres) para a reprodução animal nos dez municípios.
Os primeiros testes com fluidos (crude) para aferir a eficiência produtiva da Refinaria de Cabinda iniciam em meados de Dezembro deste ano, altura em que se prevê a conclusão da primeira fase do projecto, iniciado em 2021, informou o director-geral da GEMCORP Angola, responsável pela execução da obra.
A operadora de telecomunicações Unitel defendeu, quarta-feira, a descontinuidade dos telefones 2G (segunda geração) no país e a aposta em telefones mais evoluídos 4G e 5G, como medida para “acelerar” a inclusão digital e financeira no país.
A posição foi apresentada por Miguel Geraldes, director-geral da Unitel, operadora agora nacionalizada, considerando que os telefones da rede 2G "fizeram sucesso” junto das pessoas em determinada fase do país.
"Hoje não é suficiente, hoje qualquer tipo de pessoa precisa de ter o acesso ao vídeo, serviços digitais e o telefone 2G não permite fazê-lo de forma sustentável”, argumentou o responsável.
"Permite fazer de uma forma em USSD (Dados de Serviço Suplementar não Estruturados), o que torna muito difícil que um utilizador pouco letrado consiga fazer o acesso ao serviço”, frisou.
Para Miguel Geraldes, o processo de descontinuar ou banir a comercialização de telefones 2G deve estar associado a um subsídio, por parte dos operadores, de forma que os utilizadores tenham condições de aceder e pagar os telefones da nova geração.
"Quando estamos a falar banir estamos a falar banir a comercialização de telefones 2G, ou seja, as pessoas no futuro não comprem mais telefone 2G e isso é uma maneira depois das pessoas começarem a ter um telefone 4G”, salientou.
O director-geral da Unitel insistiu em que é "necessário que haja um subsídio da parte do operador que também se permita o acesso a um ‘smartphone’ 4G em que as pessoas tenham acessibilidade e consigam pagá-lo, portanto, há aqui este balanço entre as duas coisas entre todo o ecossistema”.
Miguel Geraldes falava à margem da 5ª Conferência sobre Transformação Digital, que decorreu em Luanda, sob o tema "Telecomunicações, Digitalização e Inclusão Financeira".
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginAngola comercializou, no ano passado, 9,19 milhões de quilates, que corresponde a uma receita bruta avaliada em 1,96 mil milhões de dólares, anunciou, esta sexta-feira, em Luanda, o director do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás.
Angola, República Democrática do Congo (RDC) e Zâmbia selaram, esta sexta-feira, na cidade do Lobito, província de Benguela, um acordo tripartido histórico de criação da Agência para a Facilitação do Transporte de Trânsito do Corredor do Lobito, cumprindo assim uma das metas de integração.
O ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, participa, hoje, em representação do Presidente da República, João Lourenço, na Cimeira Kwahu, a ter lugar na capital do Ghana, Accra, sob o lema: Diálogo de Alto Nível Sobre Prosperidade em África.
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) vai esperar antes de decidir se aumenta a produção, afirmou, esta sexta-feira, em Londres, o presidente em exercício, o guiné-equatoriano Gabriel Mbaga Obiang Lima.
O embaixador português em Luanda considera que a relação Portugal-Angola é hoje pautada pela “maturidade”, depois de ultrapassados os “irritantes” e com a passagem do tempo a amenizar a “turbulência” recente entre os dois países.
O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, cumpriu, entre os dias 25 e 28 do mês um curso, na República da Sérvia, uma visita de trabalho enquadrada no reforço da cooperação militar partilhada pelos dois países.
O país necessita de apostar urgentemente na criação de uma indústria farmacêutica, para reduzir, em grande medida, a importação de medicamentos, defendeu, este sábado, em Luanda, o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Angola (OFA).
A província de Luanda lidera a lista das cidades com maior casos de lepra, em todo o país.
A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, reiterou, sábado, em Luanda, o compromisso do partido na criação de políticas para a melhoria das condições de vida dos angolanos, assim como realizar os seus anseios e aspirações.
A circulação do comboio do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), no troço Huambo/Lobito, retomou, sábado, após 72 horas de interrupção, em consequência do descarrilamento de seis vagões cisternas, no município do Ucuma.