Cultura

Unitel festa da música: Brasileiro Leo Santana é o cabeça de cartaz

A oitava edição do maior festival de música e cultura em Angola, o “Unitel-Festa da Música 2023 - BFA 30 Anos”, acontece nos dias 17 e 24 deste mês, nas províncias do Huambo e Cabinda, encerrando com a actuação da estrela brasileira Leo Santana, a 8 de Julho, na capital do país.

03/06/2023  Última atualização 13H10
© Fotografia por: DR

A informação foi avançada, quinta-feira, em Luanda, durante uma conferência de imprensa, organizada pela Karga Eventos, responsável pela produção do festival.

De acordo com o músico Big Nelo, proprietário da Karga Eventos, no Huambo    a actividade vai acontecer no parque de estacionamento do Shopping Xyami, e esperam receber cerca de dez mil pessoas.

Na província de Cabinda, o espectáculo será realizado no Estádio Municipal do Tafe, onde a organização estima reunir aproximadamente 15 mil pessoas. "Vamos encerrar em grande, no dia 8 de Julho, na Baía de Luanda, onde normalmente acolhemos cerca de 30 mil cidadãos”, garantiu.

A produção adiantou que das estrelas nacionais que vão abrilhantar a presente edição do festival na província do Huambo, destacam-se os músicos Prodígio, CEF, Ary, Dji Tafinha e Phedilson, Yola Semedo, Rui Orlando, Justino Handanga, Edna Mateia, Bessa Teixeira e Os Picantes.

Na província de Cabinda, vão actuar os artistas C4 Pedro, Anderson Mário, Eva Rap Diva, Puto Português, Biura, Killa Hill e Kelson Most Wanted. Para o espectáculo em Luanda, que vai contar com a presença da estrela Leo Santana, uma das maiores sensações actualmente da música brasileira, vão actuar os músicos C4 Pedro, Anna Joyce, Heavy C, Puto Português, DJ Lolo, Cleyton M, Mobbers, John Trouble e Soarito. A organização promete surpresas no espectáculo de encerramento do festival.

"Para além das estrelas nacionais, teremos, também, em cada província, músicos locais. É uma exigência da Unitel, porque o objectivo é promover a interacção, e isso também é uma forma de o fazer”, disse Big Nelo.

Além disso, continuou, queremos, igualmente, dar oportunidades a esses talentos de se mostrarem para Angola e, futuramente, deixarem de ser apenas estrelas locais e passarem a nacionais. "O objectivo é ter pelo menos cerca de 12 artistas locais em cada província, que vão ajudar a abrilhantar o espectáculo”, afirmou.

Big Nelo garantiu que para as três actividades a organização está a entrar em contacto com as forças de segurança, de forma a que o festival decorra na maior tranquilidade. "As pessoas devem voltar para casa com o mesmo estado de saúde que saíram”, sublinhou.

Apesar dos anos de carreira e das inúmeras actividades já realizadas, o cantor e empresário não escondeu as dificuldades que enfrenta para dar vida à "Festa da Música”.

"É sempre um desafio enorme, trabalhamos com várias estrelas e a Unitel é muito exigente, quer sempre tudo bem feito, algo comum das grandes empresas. Além disso, por conta da dimensão da actividade, a exigência do público é um outro factor que devemos sempre levar em conta”, disse Big Nelo, tendo reconhecido a importância deste festival para a sociedade angolana.

"Não há uma actividade no país como essa, é um dos momentos mais bonitos em cada ano, as pessoas se envolvem de uma forma intensa e isso acaba por se tornar um momento marcante para todos nós”, disse.

O festival, reconheceu a lenda da música, tem ajudado a arranjar postos de empregos para muita gente. "O próprio empreendedorismo também é promovido nessas circunstâncias”, concluiu Big Nelo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura