Cultura

Unitel Angola Move divulga os vencedores

Os vencedores da primeira edição do Festival de Cinema Unitel Angola Move vão ser conhecidos amanhã, numa gala na Casa das Artes, em Luanda, a partir das 20h00.

14/10/2021  Última atualização 09H50
© Fotografia por: DR
A gala de premiação vai apresentar os concorrentes, segundo as categorias de longa-metragem, curta-metragem, documentário e teatro, e os vencedores, de acordo com a votação pública e a decisão do júri.

Como prémios, que visam incentivar a continuidade da produção, os contemplados terão direito a  13 milhões para longas-metragens, sete milhões para curtas-metragens e 5 milhões para documentários, de acordo com um comunicado da organização. O Festival Unitel Angola Move pretende mostrar o desenvolvimento da sétima arte angolana que desde algum tempo tem saído da letargia, graças ao esforço, dedicação e persistência de uma geração de jovens realizadores oriundos da televisão e das escolas de cinema internacionais.

O festival foi desenvolvido ao longo de 3 meses, e visa contribuir para o desenvolvimento cultural do nosso país e da comunidade lusófona, no geral. Permite, ainda, uma reflexão sobre outras formas de pensar, olhar e comunicar, contribuindo assim para um maior desenvolvimento cultural de Angola, como, num futuro próximo da comunidade lusófona.

Concorreram produções de ficção, documentários e experimentais com poucos recursos e baixo orçamento marcam presença em festivais internacionais e nacionais. Algumas das quais, exibidos nas poucas salas e centros culturais do país, mostrando assim a vontade de fazer e contar as nossas histórias.

O Festival vai premiar anualmente a produção do audiovisual, a nível nacional, através de um sistema de candidaturas e votação pública. Nesta edição, o júri é constituído pela realizadora Maria João Ganga (presidente), o realizador Alberto Botelho, o guionista Walter Cristóvão e os actores Lesliana Pereira, Orlando Sérgio e Freddy Costa, e teve como curadores Sílvio Nascimento, Joel Beloniel e Miguel Hurst.

Desde Julho, o festival recebeu 152 candidaturas das quais 32 passaram à fase final, que é a etapa de os filmes, produzidos entre 2019 e 2021, entrarem em votação.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura