Política

UNITA suspende membros da Comissão Política

Helma Reis

Jornalista

A UNITA suspendeu preventivamente os membros da Comissão Política que recorreram ao TC para inviabilizar a realização do XIII congresso ordinário do partido agendado para os dias 2, 3 e 4 de Dezembro, tendo na sequência decidido manter a respectivas datas.

30/11/2021  Última atualização 09H08
© Fotografia por: DR
A decisão foi  tomada na II Reunião Extraordinária da Comissão Política da UNITA, e anunciada ontem, em conferência de imprensa, onde foram tomadas algumas deliberações sobre a vida interna do partido, tendo como ponto alto a abertura de processos disciplinares contra , Ilídio  Chissanga Eurico,  Amaro   Cambiete Sebastião Caimana, Manuela  dos Prazeres  de Kazoto,   Sócrates  Kabeia,   Elisbey  Chinjola Bamba  Setapi,  Ana Filomena   Junqueira  da Cruz  Domingos e Filipe Mendonça, depois de serem ouvidos pela Comissão de Ética e Decoro.

A suspensão preventiva, segundo o documento, foi aplicada aos militantes por estes terem recorrido ao Tribunal Constitucional antes de terem esgotado os meios jurídicos internos, tendo sido deliberado por voto secreto, aprovado por 153 votos a favor que corresponde a 82 por cento dos votos expressos, 29 votos contra 16 por cento, quatro abstenções.
Quanto à realização do XIII congresso ordinário, a Comissão Política aprovou, a realização do mesmo, de 2 a 4 Dezembro, com 175 votos a favor, 15 contra e três abstenções.

Em comunicado, a UNITA  declara que  não vai tolerar "a interferência dos tribunais políticos” na vida interna  do partido. Lembra que a  Constituição e  a Lei  dos  Partidos Políticos  estipulam que  as organizações políticas se regem de forma autónoma, na sua gestão  interna.

Na sequência, a Comissão Política da UNITA aprovou, por aclamação, a nomeação de Amélia Judith Ernesto, ao cargo de vice- presidente, tendo sido de imediato empossada, com vista  a substituição do anterior, Raul Manuel Danda, falecido em Maio do ano em curso.


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política