O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, cumpriu, entre os dias 25 e 28 do mês um curso, na República da Sérvia, uma visita de trabalho enquadrada no reforço da cooperação militar partilhada pelos dois países.
A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, reiterou, sábado, em Luanda, o compromisso do partido na criação de políticas para a melhoria das condições de vida dos angolanos, assim como realizar os seus anseios e aspirações.
O presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, declarou, esta terça-feira, que o seu partido vai, no primeiro ano da V Legislatura, privilegiar o debate do Orçamento Geral do Estado (OGE).
O líder da UNITA falava à imprensa, no final da audiência que lhe foi concedida pela presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira.
"Vamos, seguramente, ter uma melhor participação no hemiciclo, pensando em Angola e, numa fase imediata, na questão do Orçamento Geral do Estado (OGE)", exprimiu.
O também deputado informou que o seu partido gostaria de ver um OGE que privilegiasse bastante os sectores da Educação e a Saúde, "para podermos cumprir com as metas com que o país se comprometeu respeitar no plano regional e continental".
Entende que a questão da educação é estratégica. "O futuro constrói-se com quadros competentes, que devem merecer prioridade no espaço da governação", considerou.
Adalberto Costa Júnior adiantou que, para este ano legislativo, a UNITA vai, também, colocar em marcha as principais preocupações relativas à fiscalização dos actos do Executivo.
"Ampliado o espaço de representatividade, vamos ter uma melhor presença no âmbito do país. As comissões de especialidade do Parlamento estão constituídas e a UNITA aumentou o seu espaço de representatividade no hemiciclo", sublinhou. Adalberto Costa Júnior e a presidente da Assembleia Nacional abordaram, também, o diferendo da composição da Mesa da Assembleia Nacional, com a UNITA a reclamar a 2ª vice-presidência da "Casa das leis”.
"Falamos também do facto de não termos a Mesa da Assembleia Nacional composta. Como sabem, há um processo que foi dirigido ao Tribunal Constitucional (TC)”, disse o político, apelando à esta instituição para que não se atrase demasiado no pronunciamento sobre este diferendo.
O líder da UNITA lembrou que, em 1992, o partido, com 70 deputados, teve a vice-presidência da Assembleia Nacional "e, agora, temos 90, mas o MPLA ocupou a 1ª e a 2ª vice-presidência. Isso não é um bom exemplo para a reconciliação e abertura democrática", afirmou.
Adalberto Costa Júnior considerou a Assembleia Nacional uma porta de passagem para o diálogo comum, para se poder debater o país real. "Viemos, antes de mais, partilhar e deixar alguns elementos fundamentais e dos desafios fundamentais que gostávamos de ver realizados para o bem de Angola e dos angolanos", vincou.
No encontro com a líder do Parlamento, Adalberto Júnior fez-se acompanhar do presidente do Grupo Parlamentar da UNITA, Liberty Chiyaka, e do secretário para a Comunicação e Marketing, Marcial Dachala.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Chancelaria de Defesa da Missão Permanente de Angola junto da ONU em Nova Iorque, representou o país na reunião do Grupo Técnico dos Meios Pertencentes aos Contingentes-COEWG 2023, que decorreu na sede da ONU, de 16 a 27 de Janeiro.
O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, manteve na cidade de Belgrado, na Sérvia, um encontro com o vice-primeiro-ministro e ministro da Defesa sérvio, Milos Vucević, onde foi abordado o desenvolvimento das relações de cooperação a nível da Defesa entre os dois países.
Uma mensagem do Chefe de Estado, João Lourenço, dirigida ao homólogo sérvio, Aleksandar Vucic, foi entregue, em Belgrado, ao vice primeiro-ministro para a Área da Política Externa, de Segurança e ministro dos Negócios Estrangeiros da Sérvia, Ivica Davić, pelo ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado.
O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, cumpriu, entre os dias 25 e 28 do mês um curso, na República da Sérvia, uma visita de trabalho enquadrada no reforço da cooperação militar partilhada pelos dois países.
O país necessita de apostar urgentemente na criação de uma indústria farmacêutica, para reduzir, em grande medida, a importação de medicamentos, defendeu, este sábado, em Luanda, o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Angola (OFA).
A província de Luanda lidera a lista das cidades com maior casos de lepra, em todo o país.
Cerca de 797 novos casos de lepra foram diagnosticados durante o ano passado, em todo o país, e deste número, 93 são crianças, informou este sábado, em Luanda, o coordenador nacional do Programa de Controlo e Combate da doença.
A circulação do comboio do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), no troço Huambo/Lobito, retomou, sábado, após 72 horas de interrupção, em consequência do descarrilamento de seis vagões cisternas, no município do Ucuma.