Política

UNITA defende compromisso com liberdades e democracia

O presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, afirmou, ontem, que o crescimento económico, o desenvolvimento e o bem-estar das populações exigem lideranças que dialoguem e fortemente comprometidas com as liberdades e a democracia.

09/04/2021  Última atualização 08H00
Santos Pedro | Edições Novembro © Fotografia por: DR
Ao discursar na abertura da conferência de encerramento das comemorações do 13 de Março, data da fundação do partido, o político considerou "ser impossível abraçar o desenvolvimento sem antes garantir, na plenitude, as liberdades individuais e colectivas e um estado de direito democrático comprometido com o respeito pelos direitos humanos”.Adalberto Costa Júnior reafirmou que a UNITA está fortemente empenhada em liderar uma ampla frente democrática para materializar a alternância do poder político em 2022 e realizar o "sonho adiado de uma Angola inclusiva, participativa, com um governo que acabe com a partidarização das instituições”.

O político defendeu "uma ampla revisão da Constituição”, que inclua a eleição directa do Presidente da República e criticou a incerteza em relação à realização das eleições autárquicas.O líder da UNITA lembrou que, desde 2014, o país atravessa uma crise económica e financeira com fortes consequências para o tecido empresarial, os trabalhadores, famílias e populações. Neste sentido, reforçou, o desemprego disparou e o PIB diminuiu drasticamente, ao mesmo tempo que a dívida pública cresceu, ultrapassando o Produto Interno Bruto.

"Como se não bastasse, a pandemia da Covid-19 surge como um desafio acrescido. Como consequência, registou-se a falência de inúmeras empresas, o aumento exponencial do desemprego e a redução da mobilidade económica e populacional”, disse.Durante a conferência foi apresentada a visão da UNITA para o desenvolvimento inclusivo, participativo, regional, económico e sustentável.

O secretário-geral do partido, Álvaro Daniel, apresentou o tema "o desenvolvimento regional”, a secretária nacional para a mobilização, Anabela Sapalalo, falou sobre "o desenvolvimento sustentável” e o deputado  Raul Danda sobre "o desenvolvimento inclusivo e participativo”.Participaram na conferência, além de militantes da UNITA, membros da sociedade civil,  académicos e dirigentes de diferentes partidos. A UNITA foi fundada, a 13 de Março de 1966, na localidade de Muangai, na província do Moxico.
 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política