A Comissão Económica do Conselho de Ministros aprovou, esta terça-feira, o Roteiro para Implementação da Nova Arquitectura Remuneratória da Administração Pública (RINAR), com vista a harmonizar e reforçar as normas e práticas dos organismos públicos em relação aos salários.
O especialista em Relações Internacionais, Osvaldo Mboco, considerou, hoje, a visita do secretário de Defesa dos Estados Unidos da América uma demonstração clara da importância geopolítica de Angola, numa altura em que África enfrenta vários desafios ligados à segurança.
As unidades orçamentais, nomeadamente, os Ministérios, Institutos, Empresas Públicas e Agências Nacionais demonstraram melhorias satisfatórias na gestão do erário referente ao ano fiscal de 2021, destacou, terça-feira, em Luanda, o juiz relator-adjunto do parecer sobre a Conta Geral do Estado do Tribunal de Contas.
Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, disse que o Tribunal de Contas registou, com satisfação, a tendência na melhoria da gestão da "coisa pública”, a nível micro e macroeconómico.
Além da melhoria registada nas unidades orçamentais, frisou o juiz relator-adjunto do parecer sobre a Conta Geral do Estado do Tribunal de Contas, foi também avaliado o sector da Banca, destacando-se o Banco de Poupança e Crédito (BPC), que conseguiu recuperar, significativamente, o crédito mal-parado.
Com o objectivo de se melhorar o desempenho macro e microeconómico do Executivo nos próximos anos, referiu Fausto Simões, o Tribunal de Contas fez ao BPC 98 recomendações que devem ser, obrigatoriamente, cumpridas.
De acordo com o juiz relator adjunto do parecer sobre a Conta Geral do Estado do Tribunal de Contas, das 98 recomendações feitas, 59 das quais já vêm de 2020 e até ao momento não foram cumpridas.
Com este exercício, frisou Fausto Simões, o Tribunal de Contas está a cumprir um preceito legal no âmbito da fiscalização da Assembleia Nacional para garantir a transparência, a prestação de contas da "coisa pública”, bem como o respeito aos princípios da boa governação.
Relativamente à apreciação das contas em institutos públicos, Fausto Simões disse que o Relatório-Parecer da Conta Geral do Estado, referente ao exercício fiscal de 2021, melhorou substancialmente, tendo em conta a avaliação feita pelo Instituto Nacional de Segurança Social (INSS).
Segundo a mesma fonte, a Conta Geral do Estado é uma avaliação sobre como é gerido o Orçamento Geral do Estado, olhando para os vários números para cada unidade, nomeadamente, os Ministérios, Institutos, Empresas Públicas e Agências Nacionais.
A Conta Geral do Estado (CGE) é o conjunto de de-monstrações financeiras, documentos de natureza contabilística, orçamental e financeira e relatórios de desempenho da gestão, correspondentes aos actos de gestão orçamental, financeira, patrimonial e operacional e à guarda de bens e valores públicos.
O documento compreende as contas de todos os órgãos da Administração Central e Local do Estado e dos Serviços, Institutos Públicos e Fundos Autónomos, bem como da Segurança Social e dos Órgãos de Soberania.
O Tribunal de Contas envia à Assembleia Nacional o parecer técnico sobre a Conta Geral do Estado juntamente com o relatório anual, que deve conter uma síntese das deliberações jurisdicionais referentes ao exercício financeiro em curso e propõe medidas a adoptar para melhorar a gestão financeira dos recursos públicos.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Ministério da Administração do Território (MAT) promove, quinta-feira, em parceria com a ADRA (Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente) e o Instituto Angolano dos Sistemas Eleitorais e Democracia (IASED), a 3ª edição do Fórum de Recolha de Contribuições para a elaboração do orçamento das administrações municipais a constar do OGE-2024.
Os técnicos angolanos de andebol Filipe Cruz (1.º de Agosto) e Willian de Almeida (Inter Club) participam desde, segunda-feira, na cidade do Cairo, Egipto, num curso multiplicador de competências de formação de formadores da Federação Internacional da modalidade (IHF), numa promoção da sua filiada africana (CAHB).
Vários imigrantes brasileiros em Portugal estão com dificuldades de pagar renda de casa e vivem em barracas, devido ao alto custo de vida e os baixos salários para quem tenta a vida em “terras de Camões”.
A meia-distância angolana Vivalda Silva foi contratada para reforçar a equipa egípcia do Al Ahly, durante a 44.ª edição da Taça dos Clubes Campeões sénior feminino de andebol, agendada para a República do Congo, de 27 de Setembro a 7 de Outubro do corrente ano.
A junta militar do Burkina Faso suspendeu, segunda-feira, a revista francesa Jeune Afrique por publicar artigos “inverídicos” que relatavam a tensão e o descontentamento dentro das forças armadas do país, noticiou a Reuters.
A Huawei Angola lançou, esta terça-feira, em Luanda, uma formação em Segurança Cibernética e Protecção da Privacidade junto do Instituto Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC).