A 35.ª Bienal de São Paulo "Coreografias do Impossível" será inaugurada, no próximo dia 19 deste mês, no Instituto Guimarães Rosa, em Luanda.
Pelo menos quatro mil empregos indirectos foram criados no ecossistema das indústrias criativas angolanas pela Multichoice, informou, quinta-feira, em Luanda, o seu director em Angola, Marcus Valdez.
O grupo carnavalesco União Recreativo Kilamba, do Distrito Urbano do Rangel, vencedor do Carnaval de Luanda da classe A (adultos), deste ano, com 898 pontos, realiza amanhã, às 15h00, o desfile “Carnaval de Rua”, nas ruas do bairro Nelito Soares, no Rangel.
O tradicional desfile do grupo, normalmente se realiza entre os meses de Dezembro e Janeiro de cada ano, entre as 14h00 e as 20h00, partindo da sua sede, passando por várias artérias do Rangel, desde a rua Senado da Câmara, passando pela Eugénio de Castro, arredores da Igreja São Domingos, da Escola Makarenko, avenida Ho Chi Minh, mercado dos Congoleses, ruas do bairro Nelito Soares, Avenida Brasil, culminando na Administração Distrital do Rangel.
Durante o desfile de rua, os foliões vão exibir parte do que o grupo levou na última edição do Carnaval de Luanda.
A iniciativa enquadra-se na segunda edição do programa cultural e artístico "Feijoada do URK”, a ser promovido na sua sede, localizada junto ao Centro Cultural e Recreativo Kilamba, no Rangel.
De acordo com o programa da actividade apresentado ontem, ao Jornal de Angola, o comandante emérito do URK, Poly Rocha, explicou que o projecto visa recuperar uma prática de Carnaval de Rua esquecida com o passar dos anos no país.
Outro momento, disse, é a realização de um encontro de confraternização com os membros dos grupos e com os patrocinadores. Apesar das boas classificações obtidas durante os 9 anos de existência, explicou, o grupo debate-se com dificuldades que se prendem com a necessidade da construção de uma sede, local onde poderá fazer a oficina de produção antes e durante a época de Carnaval.
A falta de um espaço apropriado para desenvolver as actividades de artes e ofícios, lamentou, apresenta-se como um dos maiores empecilhos, bem como uma escola para a passagem de testemunho às novas gerações. "Temos dificuldades de transmissão do legado aos jovens, fundamentalmente em aspectos ligados à concepção de enredo, canção e produção das indumentárias”.
Poly Rocha garantiu que para comemorar os 9 anos de existência, o grupo URK vai se juntar e à moda antiga realizar um Carnaval de Rua, desfilando pelas ruas do Distrito Urbano do Rangel. O 9º aniversário do URK, reconheceu, tem sido marcado por conquistas e inovações. "Este ano vamos celebrar o aniversário com os olhos postos na conquista do terceiro título consecutivo do Carnaval de Luanda de 2025. Queremos deixar um legado positivo e ajudar a preservar as nossas tradições”.
Percurso de um grupo de jovens inovadores
O Grupo Carnavalesco União Recreativo Kilamba (URK), fundado a 27 de Julho de 2015, no Distrito Urbano do Rangel, tem na galeria o prémio de primeiro classificado na Liguilha de 2015, que lhe valeu o apuramento para a classe B, em 2016. Neste mesmo ano conquistou o primeiro lugar, ascendendo ao desfile da classe A.
Em 2017, foi o segundo classificado na estreia no desfile central do Carnaval de Luanda. Nos anos de 2018 e 2019 sagrou-se o vencedor. No ano de 2020, ficou em terceiro lugar.
Na época da pandemia da Covid-19, não se realizou o desfile competitivo nas edições de 2021 e 2022, mas o grupo continuou os trabalhos e em 2023, com o enredo "Angola - Tradições e Memórias”, sagrou-se campeão, proeza repetida na edição do Carnaval de 2024, com o enredo "Nosso Chão- Nossas Riquezas”. Tem na galeria cinco títulos, sendo um da classe B, em 2016, e quatro da classe A, nos anos de 2018, 2019, 2023 e 2024.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA “Festa do Teatro”, que há quatro meses movimentou a baixa da cidade de Luanda, com espectáculos de quinta-feira a sábado, no Teatro Elinga, inseridos na programação cultural do Circuito Internacional de Teatro (CIT), encerra hoje à noite, com uma gala no Memorial Dr. António Agostinho Neto.
A 4.ª edição do Festival de Publicidade (FESTIPUB), a ter lugar, nos dias 23 e 25 de Outubro, em Luanda, distinguirá o melhor da publicidade e do marketing em Angola e nos restantes Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
O grupo Horizonte Njinga Mbandi vai à estreia hoje, a partir das 19h00, no Royal Plaza, em Luanda, a peça intitulada “O Ministro”, baseada na obra literária homónima do escritor Uanhenga Xitu.
100 peças de arte, de 50 artistas, coleccionadas pelo pintor Álvaro Macieira, estarão patentes, a partir de hoje, às 18h00, no Memorial Dr. António Agostinho Neto (MAAN), em Luanda, enquadradas na exposição “Inspiração e Sagrada Esperança”, que visa saudar o Dia do Herói Nacional, que se assinala a 17 deste mês.
Ric Bradshaw, o xerife do condado de Palm Beach, no estado norte-americano da Florida, revelou, este domingo, novas informações sobre os tiros disparados nas imediações do campo de golfe onde Donald Trump se encontrava.
O Banco Nacional de Angola anunciou, na sexta-feira, a indicação do vice-governador do Banco Nacional de Angola, Pedro Rodrigo Gonçalves de Castro e Silva, ao cargo de direcção executiva da Constituência do Grupo Africano 1 (AfG1) do Fundo Monetário Internacional (FMI, que deve ser ocupado por um representante da República de Angola.
O Desportivo da Lunda-Sul venceu, 1-0, a equipa do Sekhukhume FC da África do Sul, sábado no Estádio 11 de Novembro, em desafio referente à primeira-mão da última eliminatória de acesso à fase de grupos da Taça da Confederação.
António Agostinho Neto foi o fundador da nação angolana e o primeiro Presidente de Angola. Ele interiorizou, desde muito cedo, o valor da luta do povo angolano e fez muito pela liberdade do seu povo.