Mais de cinco mil pessoas morreram desde as primeiras horas de segunda-feira, vítimas do terramoto ocorrido na Síria e Turquia.
Vários milhares de pessoas manifestaram-se, esta segunda-feira, em Goma, no Leste da República Democrática do Congo (RDC), contra a “passividade” da força da África Oriental destacada na região perante os ataques dos rebeldes do M23, paralisando a cidade.
A presidente da Comissão Europeia disse que a União Europeia (UE) “está disponível” para mobilizar mais de 4,5 mil milhões de euros para o continente africano, nos próximos dois anos, para combater a insegurança alimentar.
Ursula von der Leyen fez estas declarações numa conferência de imprensa em Bruxelas, juntamente com o líder da União Africana, Moussa Faki Mahamat, após uma reunião de alto nível entre os dois blocos.
"Penso que existe um enorme potencial para aumentar a produção alimentar em África e, sobretudo, para haver mais métodos de processamento no continente para que haja um valor acrescentado, para produtos como o caju ou o cacau”, assinalou Ursula von der Leyen, defendendo também investimentos em "processos agrícolas inovadores ".
Numa altura em que se completam nove meses desde a invasão russa da Ucrânia, a líder do Executivo comunitário destacou que "a guerra tem um impacto devastador na segurança alimentar e isto afecta todas as regiões do mundo, sobretudo África”, razão pela qual a UE quer apoiar o continente para "aliviar o impacto”.
Dado que a UE é também dependente da energia russa, concretamente de combustíveis fósseis como o gás, Ursula von der Leyen considerou ainda que este é um "momento decisivo para unir forças” dado que "África tem abundantes recursos para a energia limpa e a transição energética”.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO empresário e antigo político espanhol Josep Piqué declarou, segunda-feira, que a expansão da influência chinesa e russa na América Latina é preocupante e as lideranças ocidentais devem contribuir para manter os valores democráticos nestes países.
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, discutiu, segunda-feira, com as altas autoridades militares e dos serviços de informação possíveis novas ofensivas russas, havendo indicações de que não serão generalizadas.
Duas semanas depois da descoberta do cadáver do jornalista camaronês Salomon Mbani Zogo, mais conhecido como “Martinez Zogo”, a Polícia anunciou a detenção, para interrogatório, de um influente empresário ligado ao negócio da comunicação social.
A direcção da Federação Angolana de Futebol (FAF) teve uma reunião com os representantes da ANCAF (Associação Nacional de Clubes Angolanos de Futebol), esta terça-feira, para abordar a criação da futura liga de clubes, pressuposto que passa pela alteração da actual Lei de Base dos Desportos.
Em alusão ao 106º aniversário da morte de Mandume-ya-Ndemufayo que se assinalou a 6 de Fevereiro, o Arquivo Nacional de Angola (ANA), realiza no dia 8 do corrente mês, no auditório Uanhenga Xitu, uma palestra, pelas 10:00 horas, com o prelector, Professor Doutor Tiago Cuango.
Depois do lançamento da primeira campanha de cirurgias gratuitas de deformidades do lábio e fenda do palato realizado pelo hospital Josina Machel em Setembro de 2022, que culminou com cirurgias de 153 crianças vindas de vários pontos do País, a Província do Bié, acolhe de 6 à 14 de Fevereiro de 2023 no Hospital Dr. Walter Strangway, a segunda fase da campanha de cirurgias do lábio leporino.
O empresário e antigo político espanhol Josep Piqué declarou, segunda-feira, que a expansão da influência chinesa e russa na América Latina é preocupante e as lideranças ocidentais devem contribuir para manter os valores democráticos nestes países.
Os jogadores do Umraniyespor e do Antalyaspor Geraldo e Fredy afirmaram, esta terça-feira, que estão em contacto com os compatriotas, depois do sismo ocorrido na Síria e Turquia, de magnitude 7,8 na escala de Richter, na madrugada de domingo para a segunda-feira.