Mais de 50 organizações afectas à sociedade civil de Benguela vão beneficiar, este ano, de 200 mil euros, para a implementação de acções, que vão contribuir no crescimento social e económico da província, anunciou domingo, o director do Projecto de Apoio à Sociedade Civil e Administração Local (PASCAL).
Pablo Lopez Dean informou, durante um encontro com os líderes das organizações da sociedade civil de Benguela, que desenvolvem acções de educação cívica e cidadania, sobre as valências da iniciativa feita para garantir um maior apoio às comunidades mais vulneráveis.
A primeira fase do projecto, disse, aconteceu em 2021, e devido ao sucesso obtido, a Comissão Europeia projectou um financiamento global, orçado em 5.800.000 euros, para a execução do PASCAL, nas províncias de Luanda, Huambo, Huíla, Malanje e de Benguela.
Pablo Lopez Dean reconheceu que a nova visão do Executivo aumentou, também, a autonomia dos governos locais, nas províncias e municípios, o que encorajou a participação real e efectiva da sociedade civil na tomada de decisões localmente.
A implementação do projecto, avançou, tem a duração de 48 meses, sendo para Benguela, o orçamento disponível ronda os 200 mil euros, para atender os cinco municípios da província, Balombo, Catumbela, Cubal, Ganda e Benguela.
O PASCAL, explicou, vai contribuir e melhorar a governação participativa, assim como aumentar a participação da sociedade civil, em particular das mulheres e da juventude. "A iniciativa vai permitir ainda aumentar o nível de informação e de sensibilização dos cidadãos, sobre a governação participativa”.
A acção, salientou, vai de igual modo, promover o intercâmbio institucional de conhecimento, competências e boas práticas com a União Europeia, assim como apoiar o reforço institucional do país e criar mecanismos para a participação inclusiva e efectiva da cidadania. Um dos principais parceiros estratégicos do projecto é o Ministério da Administração do Território (MAT).
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginComo forma de assinalar o mês dedicado à mulher decorreu uma palestra no município de Quipungo para ajudar à reflexão sobre o papel e a importância do empoderamento feminino na construção de uma sociedade mais justa, informou hoje a página de Facebook do Governo da Huíla.
A província do Huambo acolhe, esta segunda-feira, o acto central das comemorações dos 44 anos dos Serviços Penitenciários, sob o lema: "Serviços penitenciários, 44 anos firmes na reabilitação e reintegração social, consolidando a produção penitenciária", noticiou a Rádio Nacional de Angola (RNA).
O Governo Provincial de Luanda (GPL) informou através das redes sociais, no passado domingo, que já estão em curso os trabalhos de reposição dos sinais verticais vandalizados ao longo da via pública, no troço que liga o Hospital Geral de Luanda ao viaduto do Camama, no munícipio do Kilamba Kiaxi.
Decorreu, em Luanda, na última sexta-feira, uma palestra que serviu para orientar e sensibilizar adultos e adolescentes a respeitar e apoiar os idosos, sobretudo pelo papel que estes desempenham no seio da família, informou o Governo Provincial de Luanda (GPL), nas redes sociais.
Estão esgotados os ingressos para o show do músico brasileiro, Alexandre Pires, nos próximos dias três e quatro de Abril, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, soube o JA Online através de uma nota, enviada pela organização do evento.
A 67.ª sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher (CSW67) discutiu, durante o fim-de-semana, em Nova Iorque, sobre a Educação na era digital para impulsionar a igualdade de género, soube o JA Online, através de uma nota da Organização das Nações Unidas (ONU).
A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, trabalha, esta segunda-feira, ( 20), no Dundo , capital da Lunda-Norte , com o objectivo de avaliar o estado das infra-estruturas e a execução das políticos do sector que dirige .
Jornalistas quenianos denunciaram, esta segunda-feira, que os protestos contra a inflação, convocados pela oposição, em Nairobi, resultaram na utilização de gás lacrimogéneo por parte da polícia para dispersar os manifestantes.