Mundo

União Europeia e África do Sul abordam iniciativa climática

A União Europeia (UE) e a África do Sul discutiram, esta sexta-feira, em Pretória, uma iniciativa climática para a nação africana apoiada por dez Estados-membros europeus, anunciou a chefe da diplomacia sul-africana.

28/01/2023  Última atualização 09H00
© Fotografia por: DR

Falando no 15º Diálogo Político Ministerial África do Sul-União Europeia, ontem, em Pretória, a ministra das Relações Exteriores e Cooperação, Naledi Pandor, considerou "relevante” a iniciativa "Just Energy Transition” para a "parceria estratégica” com a Europa.

"O apoio da UE nestas áreas pode ajudar a África do Sul a avançar na via do desenvolvimento sustentável”, afirmou a governante sul-africana.

O encontro, que não se realizava desde 2018 devido à pandemia global da Covid-19, visou abordar, também, a cooperação política e de segurança; cooperação em fóruns internacionais; comércio e investimento, bem como fluxos financeiros entre a nação africana e a Europa, e preparar a 8ª Cimeira entre os Estados-membros da UE e a África do Sul, que se deve realizar na primeira metade deste ano, segundo as autoridades de Pretória.

"As nossas discussões,  sem dúvida, contribuirão para como procurarmos enfrentar todos estes desafios actuais, a vários níveis de envolvimento, inclusive na ONU, com o nosso compromisso compartilhado com o multilateralismo, os princípios democráticos e o Estado de Direito. Fortalecer o sistema da ONU é uma prioridade”, frisou Naledi Pandor.

"Agradeço ao Alto Representante pelas consultas bilaterais que também tivemos, ontem, sobre um amplo número de temas e desenvolvimentos de paz e segurança nas nossas respectivas regiões e globalmente”, salientou Naledi Pandor.

A visita do Alto Representante para os Assuntos Externos e Política de Segurança da UE, Josep Borrell, à África do Sul ocorre na sequência das visitas também esta semana do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, e da secretária de Estado do Tesouro norte-americana Janet Yellen.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo