Mundo

União Europeia aprova ajuda para Moçambique

A União Europeia (UE) vai enviar quase 7,9 milhões de euros para responder à crise humanitária causada pelo terrorismo no Norte de Moçambique, num pacote de 24,5 milhões para a África Austral e região do Oceano Índico.

13/04/2021  Última atualização 02H00
Deslocados de Cabo Delgado abrangidos no pacote da UE © Fotografia por: DR
A ajuda humanitária da UE a Moçambique, "procura dar uma resposta às consequências humanitárias do conflito no Norte” do país, refere um comunicado da Comissão Europeia citado pela AFP.

Com a deterioração da situação de segurança na província de Cabo Delgado, no Norte de Moçambique, a UE está a apoiar as pessoas vulneráveis deslocadas e afectadas sem abrigo, alimentação, protecção e acesso a cuidados de saúde. A frágil situação humanitária na província de Cabo Delgado continua a deteriorar-se, recorda o Executivo comunitário, sendo que a escalada da violência fez deslocar internamente mais de 700 mil pessoas.

Estima-se que pelo menos 1,3 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária imediata.
A violência desencadeada há mais de três anos na província de Cabo Delgado ganhou uma nova escalada há cerca de duas semanas, quando grupos armados atacaram pela primeira vez a vila de Palma, que está a cerca de seis quilómetros dos multimilionários projectos de gás natural.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo