Mundo

União Europeia apoia vacinação em África com 100 milhões de euros

A União Europeia (UE) lançou hoje, (20) uma iniciativa humanitária de 100 milhões de euros com o objectivo de "apoiar as campanhas de vacinação contra a Covid-19 em África", anunciou a Comissão Europeia.

20/04/2021  Última atualização 15H16
© Fotografia por: DR

"Este financiamento adicional da UE em apoio ao lançamento das campanhas de vacinação contra a pandemia de coronavírus em África irá ajudar a garantir que ninguém é deixado para trás, incluindo as pessoas que se encontram em cenários de crise humanitária de acesso difícil", reagiu o comissário para a Gestão das Crises, Janez Lenarcic.

O lançamento da iniciativa foi feito pelo comissário após uma visita ao Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças (África CDC), em Addis Abeba, na Etiópia, que irá desempenhar um "papel de direcção" na iniciativa, e que foi identificado pela Comissão como um "parceiro" no que se refere à resposta à pandemia.

"Estou ansioso por uma cooperação ainda mais estreita com o África CDC no futuro, para reforçar a nossa prontidão e preparação eficaz para responder em conjunto aos desafios de amanhã", frisou Lenarcic.

Segundo a Comissão Europeia, a ajuda às campanhas de vacinação em África será feita em "estreita colaboração" com os países africanos e com entidades como a Organização Mundial da Saúde (OMS) ou a Cruz Vermelha.

Os 100 milhões de euros que compõem a iniciativa irão ser alocados em duas dimensões, identificadas pelo executivo comunitário como sendo "complementares".

A primeira, financiada com 25 milhões de euros, irá ajudar os países africanos nas suas campanhas de vacinação, ao tentar preencher "lacunas logísticas críticas, incluindo equipamento", mas também ao apoiar a "construção de capacidades das autoridades de saúde nacionais e do pessoal médico".

A segunda dimensão, constituída por 65 milhões de euros, servirá para vacinar pessoas em "palcos humanitários específicos, nomeadamente em áreas de conflito e de difícil acesso", que serão identificadas e alcançadas "em estreita colaboração com vários parceiros humanitários da UE".

África registou um total de 118.133 mortes desde o início da pandemia, e 4.437.846 infectados desde o início da pandemia.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo