Cultura

União da Família vence no Bengo

Alfredo Ferreira | Caxito

Jornalista

O trio musical União da Família dos Dembos é o vencedor desta edição do Festival Nacional de Música Popular “Variante” no Bengo e já almeja conquistar, em Novembro, a fase nacional do concurso, afirmou, ontem, no Panguila, município do Dande, o porta-voz do conjunto.

11/10/2021  Última atualização 09H45
Trio conseguiu convencer o jurado desta edição do concurso © Fotografia por: Maria João | Edições Novembro | Caxito
Orlando Quibunga disse que o objectivo do grupo é representar, com dignidade, o Bengo e trazer o título para homenagear o "Príncipe do Dembos”, António Salvador, que faleceu a 1 de Outubro, em Luanda, por doença.


Com o tema "Desgraça”, no qual contam a história de um homem que vive sem o apoio familiar, o trio convenceu o júri desta edição do Variante no Bengo, num acto realizado no espaço Carbura Service, no Panguila, município do Dande.


Na segunda posição ficou o músico Paixão Panzo, com a canção "Sabina”, enquanto o grupo Voz da Salvação, que interpretou "Nzambi ya Abraão” ocupou o terceiro lugar. Para avaliar os concorrentes, o jurado, presidido pelo músico "Sacatwuala”, teve em conta a originalidade musical, a capacidade vocal, o folclore do tema, a letra e a postura em palco.


Este ano, apenas seis candidatos, em representação de cada município do Bengo, participaram na fase provincial do Variante. Durante as fases de apuramento, realizadas nos municípios, um total de 250 concorrentes lutou por um lugar no concurso.


Homenagem


Os músicos Clareza, de 61 anos, e Gui Manuel, de 63, foram os homenageados desta edição, numa inicaitiva do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, para destacar o contributo destes.
Gui Manuel começou a carreira artística, em 1974, enquanto Clareza abraçou a profissão quatro anos mais tarde, em 1978.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura