Cultura

UNAC e UNITEL querem manter parceria

Um encontro virtual foi realizado, sexta-feira, entre a direcção da União Nacional dos Artistas e Compositores - Sociedade de Autores - UNAC-SA e a operadora de telefonia móvel Unitel para o estabelecimento de parceria com vista a promoção da música nacional, assente no apoio à cultura nacional e sua valorização .

22/09/2021  Última atualização 06H55
© Fotografia por: DR
Na reunião em que estiveram presentes o presidente da UNAC-SA, José Moreno, o director para a Área dos Direitos de Autor e Conexos e Raul Manuel e pela Unitel, o director de Marketing e Negócios Digitais, Teodoro Fernandes e a gestora sénior de Planeamento e Desenho da Direcção de Marketing e Negócios Digitais, Mónica Casqueiro, foram levantados pontos convergentes para a definição de um apoio aos artistas angolanos.

Para o presidente da UNAC-SA, José Moreno, é desejo da instituição que dirige, ver os seus associados a colocarem as suas obras à disposição das plataformas da Unitel, como o Kisom e nos toques de espera. "Também, pretendemos estabelecer com a Unitel uma relação de parceria que clarifique os direitos autorais dos artistas associados e temos total abertura para negociar”.
A ideia foi corroborada pelo director de Marketing Teodoro Fernandes que garantiu total disponibilidade da Unitel em apoiar.

Durante o encontro, Mónica Casqueiro explicou os actuais moldes de elaboração de contratos para o aprovisionamento de conteúdos às plataformas e assegurou que tudo é feito na base da transparência com provedores de conteúdos e representantes de músicos, com os quais a Unitel tem contrato.

"Temos contratos com os Content Provider, como: a LS Republicano, Cléent, Go Edições, Cygnus, entre outros na base da transparência e fiabilidade, para que eles possam fazer a distribuição dos conteúdos (músicas) nas nossas plataformas, e no fim de cada mês enviamos os relatórios com os valores a pagamento. Os Content Provider é que fazem directamente a partilha das receitas com os músicos”.

Os contratos assinados com os provedores de conteúdos são feitos com a garantia, de estes poderem ressarcir os direitos de cobrança quando for necessário, disse o director Teodoro Fernandes.
"Poderá haver algum músico que não tem um contrato com o Content Provider, mas tem com a UNAC - SA, por exemplo. A UNAC tem todo o direito de interpelar a Unitel e a Unitel não tem qualquer problema em honrar esse compromisso de pagamento, desde que comprove que o artista é por si representado”.

A Unitel mostrou-se, ainda disponível para resolver temas que poderão obstruir a relação de parceria para um crescimento sustentado do mercado da música nacional.
No final do encontro a Unitel e a UNAC–SA acordaram uma nova reunião de trabalho para cimentar a intenção de parceria.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura