Cultura

Um dos livros mais antigos vai ser leiloado em Junho

O Códice Crosby-Schoyen, um livro escrito nos primórdios do Cristianismo e também considerado um dos livros mais antigos no mundo, vai ser leiloado em Junho.

05/04/2024  Última atualização 11H30
© Fotografia por: DR

De acordo com a leiloeira Christie’s, o livro litúrgico escrito na língua copta, num papiro, data de 250-350 depois de Cristo (dC), foi produzido num dos primeiros mosteiros cristãos e contém os textos completos de dois livros bíblicos.

O texto é de "grande importância como testemunho da primeira difusão do Cristianismo no Mediterrâneo”, revelou Eugenio Donadoni, especialista em manuscritos medievais e renascentistas da Christie’s, citado pela BBC News.

"Os primeiros monges do Alto Egipto, nos primeiros mosteiros cristãos, usavam este mesmo livro para as primeiras celebrações da Páscoa, apenas algumas centenas de anos depois de Cristo e apenas cerca de cem anos após o último Evangelho ter sido escrito”, acrescentou.

O livro faz parte dos Papiros Bodmer, uma colecção de diversos textos descobertos na década de 1950, que inclui escritos cristãos, trechos bíblicos e literatura pagã. O próprio manuscrito contém textos que incluem a primeira epístola completa de Pedro, o livro de Jonas e uma homilia de Páscoa.

As 104 páginas, ou 52 folhas, foram escritas por um escriba no início do Cristianismo, durante um período de 40 anos. O livro é um dos textos mais antigos do mundo e a sua notável preservação foi atribuída ao clima árido do Egipto, destacou Donadoni.

O códice foi adquirido pela Universidade do Mississippi, nos Estados Unidos, onde permaneceu até 1981, e foi requisitado várias vezes antes de ser adquirido pelo coleccionador de manuscritos norueguês Martin Schoyen, em 1988.

Schoyen está a leiloar o manuscrito juntamente com outras peças da sua colecção, que é um dos maiores arquivos de manuscritos do mundo. O códice estará em exibição na Christie’s de Nova Iorque de 2 a 9 de Abril e será leiloado em Londres, no dia 11 de Junho, por um valor entre os 2,4 milhões e 3,5 milhões de euros.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura