Política

Uíge vai ter centro para denúncias de corrupção

Joaquim Júnior | Uíge

Jornalista

O inspector-geral da Administração do Estado garantiu, quinta-feira (21), na cidade do Uíge, a instalação, para breve, na província, de um call center (centro de chamadas telefónicas) para os cidadãos denunciarem actos irregulares dos servidores públicos.

22/10/2021  Última atualização 07H45
Inspector-geral apresentou delegado da IGAE na província do Uíge © Fotografia por: Joaquim Júnior | Edições Novembro
Sebastião Gunza, que falava no acto de apresentação do delegado provincial da Inspecção-Geral do Estado (IGAE), disse que a instalação do call center vai prevenir e combater acções de fraudes e reforçar a disciplina laboral na gestão pública.

"Os cidadãos terão a oportunidade de queixarem à IGAE qualquer acto de um agente público que se apresente como irregular. Mas não só o cidadão que deve denunciar, o funcionário público também pode denunciar a má gestão do seu superior hierárquico, que não observa os princípios da legalidade”, sublinhou.

O inspector-geral disse que a instituição vai contar com o apoio institucional do Governo Provincial na boa gestão da coisa pública, no aumento da capacidade dos agentes administrativos e na identificação e correcção dos actos de corrupção.

"A IGAE actua na promoção da boa governação, através da fiscalização, aperfeiçoamento, aumento da eficácia e eficiência da actividade administrativa do Estado”, esclareceu Sebastião Gunza, acrescentando que aquele órgão é instalado no Uíge para servir a província na boa gestão dos recursos financeiros e patrimoniais públicos, através do controlo.

Irregularidades como suborno, peculato, contratos vencidos, inexistência de serviços fiscais, situações de interesses não declarados, tráfico de influências, despesas não justificadas, falsificação de comprovativos e documentos diversos, foram apresentados como os vários actos de denúncias que chegam à Inspecção Geral da Administração do Estado.

José Carvalho da Rocha, governador do Uíge, disse que a IGAE vai contribuir para uma administração pública mais funcional na província, bem como para o exercício da boa gestão no seio dos servidores.O novo inspector-geral da IGAE no Uíge é Francisco António Sobrinho. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política