As obras de asfaltagem do troço rodoviário que liga o município do Luau ao Alto-Zambeze, na província do Moxico, vão ter início este ano.
A coordenadora do Comité da Mulher Sindicalizada da União dos Sindicatos do Huambo, Elizabete Katende, pediu à direcção do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) para desenvolver acções que ajudem a assegurar os direitos das empregadas domésticas, em especial as que já estão inscritas no sistema de protecção, com base na Lei Geral do Trabalho.
O Centro de Formação Tecnológica do Uíge criou, este ano, três aplicativos, dos quais um vai permitir a protecção dos equipamentos informáticos contra ataques cibernéticos, o segundo, denominado “Multiverso Educacional”, facilita a instalação de laboratórios tecnológicos em instituições de ensino públicas e privadas, enquanto o terceiro, “Delta Zone”, vai, a partir do aeroporto do Uíge, facilitar que os visitantes, sobretudo turistas, cheguem ao local de destino sem precisar de guia turístico físico.
Esclareceu que o Multiverso Educacional é um software destinado ao sector da Educação, que, instalado numa instituição, poderá permitir aos alunos acesso à aulas práticas no laboratório tecnológico, de forma simulada, usando equipamentos electrónicos, sem precisar de Internet.
"Temos vindo a constatar nas instituições de ensino secundário e superior a insuficiência de laboratórios físicos, por isso o centro criou um software, para permitir a instalação de laboratórios tecnológicos e fazer com que os alunos tenham acesso à aulas práticas simuladas”, disse, acrescentando que às instituições interessadas basta adquirir o referido software e será possível instalar o laboratório tecnológico, que será utilizado sem precisar de Internet.
Informou que o terceiro aplicativo, "Sistema Delta Zone”, será, nos próximos dias, instalado no Aeroporto do Uíge, para que ao visitante, logo à sua chegada, solicitando o local onde deseja se dirigir, lhe seja entregue um código, através do qual receberá, no seu telemóvel, o endereço do seu destino e, através do GPS, chegar sem precisar de ajuda de guia físico.
Virgílio João realçou que o centro está apostado na inovação e na formação de jovens, para o desenvolvimento das novas tecnologias e dar soluções rápidas a várias situações.
Aberto ao público a 29 de Outubro de 2021, o Centro Tecnológico do Uíge já lançou no mercado de trabalho 612 jovens, dos quais 250 tiveram certificações internacionais.
Os formados especializaram-se em energias renováveis, electrónica, segurança cibernética, tecnologias de informação, comunicação via satélite, designer gráfico e outros.
Fez saber que muitos jovens formados no centro tecnológico e que tiveram excelentes resultados foram contratados para prestar serviços na referida instituição e os demais apostaram no auto-emprego, garantido emprego a outros.
Acrescentou que terça-feira começa o novo ciclo de formação, para 100 jovens. Os cursos têm a duração de 30 a 60 dias. "Vamos continuar a dar prioridade à segurança cibernética e electrónica e contribuir na qualificação técnico-profissional do homem, para que possa fazer gestão de todo o equipamento tecnológico à sua disposição.
Expansão de serviços
Para facilitar a formação de mais jovens no interior da província do Uíge, Virgílio João assegurou que decorrem contactos com o Governo Provincial no sentido de se criarem centros regionais ou municipais. Negage e Maquela do Zombo serão os primeiros municípios a serem contemplados, em função da sua localização geográfica.
A vice-governadora para o sector Técnico e Infra-Estruturas, Helena Vieira Dias, que encerrou o acto, na presença de vários membros do governo e convidados, manifestou-se
satisfeita com o desempenho dos jovens que o centro tecnológico já colocou à disposição do mercado de trabalho. Reiterou o compromisso do Governo Provincial em continuar a apoiar o centro, para que a formação profissional da juventude seja um sucesso.
De recordar que o primeiro aniversário da criação do centro tecnológico foi antecedido de uma feira tecnológica, onde 25 expositores, entre estudantes e finalistas
de várias instituições ligadas às tecnologias de informação, mostraram os seus talentos e propostas para a solução de alguns problemas técnicos.
A feira teve como objectivo expor ao público projectos tecnológicos para as áreas da Saúde, Educação, energias renováveis, electrónica, turismo e segurança cibernética.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginOs orçamentos contratuais das obras do Plano de Intervenção Integrado aos Municípios (PIIM), na província do Moxico, precisam de ser revistos, devido ao mau estado das vias de acesso, apelaram, os empreiteiros ao governador local, Ernesto Muangala.
O segundo comandante provincial de Malanje da Polícia Nacional, o subcomissário, Celso Pinda, referiu, esta sexta-feira, a necessidade da permanente formação dos efectivos, treinamento e modernização dos equipamentos para corresponder aos desafios da actualidade.
O Mestre FIDE Internacional, Eugénio Campos conseguiu o segundo lugar, este sábado, pela equipa Associação Internacional de Xadrez para Deficientes Físicos (IPCA), medalha de prata e conquistou uma medalha de bronze a título individual, na primeira paralímpiada de Xadrez que decorreu, em Belgrado, na Sérvia, de 29 a 5 de Janeiro.
A privatização da empresa de Transportes Colectivos e Urbanos de Luanda – TCUL E.P continua na agenda do Estado, mas com a necessidade de se concluir o processo de saneamento económico-financeiro, e também da reestruturação ainda em curso.
Um total de 1.300 casos de cancro são diagnosticados, anualmente, em Angola, de acordo com os dados do Instituto Angolano e Controlo do Cancro (IACC), divulgados, ontem, por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.
O Papa Francisco pediu, este sábado, aos dirigentes do Sudão do Sul “um novo avanço” a favor da paz no território dividido por lutas de poder e pobreza extrema, no âmbito da visita que está a realizar ao país.
A missão de paz da ONU no Mali “não é viável” sem aumentar o número de forças de paz, de acordo com um relatório preliminar, daquela organização, obtido pela AFP, que menciona uma possível retirada de tropas se as principais condições não forem atendidas.