Os cantores cabo-verdianos Nelson Freitas e Soraia Ramos vão representar a lusofonia no palco do Afro Nation que acontece entre 28 e 30 de Junho em Portimão, num cartaz liderado por Burna Boy, 50 Cent e Booba.
Uma passagem pela identidade de uma das heroínas mais emblemáticas da história de Angola, através da observação de quatro quadros pintados em diferentes contextos, marcaram, na quarta-feira, no Palácio de Ferro, a inauguração da exposição “ Rainha Njinga” do artista plástico Uólofe Griot, que vai decorrer até o dia 28 de Fevereiro.
O Gabinete Provincial da Cultura no Uíge iniciou, ontem, o processo “caça” talentos da música, teatro, cinema, artes plásticas, artesanato e outras manifestações culturais, com o objectivo de representarem a província na terceira Edição Especial - Centenário do Festival Nacional da Cultura (FENACULT 2022), a ser realizada na capital do país.
Zacarias Manuel referiu que além da promoção das actividades culturais locais, estas manifestações visam a participação, de forma efectiva, nas comemorações do centenário do nascimento do primeiro Presidente de Angola e Fundador da Nação, António Agostinho Neto, bem como para a divulgação e conhecimento do papel que a cultura e as artes tiveram na formação da angolanidade.
"No âmbito da cerimónia de abertura do Festival Nacional da Cultura, organizado pelo Ministério da Cultura e Turismo, todas as províncias foram orientadas para realizarem o festival em todos os municípios, no sentido de se encontrar os talentos que possam representar a província no evento nacional”, disse.
Sublinhou que leque de actividades a serem desenvolvidas, neste período, que se reveste de um pendor histórico-cultural onde os cidadãos vão poder ter noção daquilo que é a cultura angolana, com particularidade a da província do Uíge e serem motivados a preservar, divulgar e conhecer a mesma para que as gerações futuras possam se orgulhar da identidade cultural de cada região do país e não a substituírem com a cultura de outros países.
"No dia 9 de Dezembro vai ser realizado o festival à escala provincial, onde o objectivo é encontrar músicos ou outros artistas que vaão poder representar a província do Uíge na principal manifestação em Luanda. Pedimos à sociedade para que conjuguemos esforços, por forma a que essas actividades tenham o êxito preconizado”, sublinhou.
Lussilavova Lopes | Uíge
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO crescente interesse de turistas nacionais e estrangeiros por visitar o projecto “Galeria do Semba”, tem tornado aquele espaço, localizado no Centro Recreativo e Cultural Kilamba, no Rangel, em Luanda, numa paragem obrigatória pela configuração museológica na conservação do acervo iconográfico e sonoro do semba, um dos estilos mais apreciados na actualidade.
A comissão directiva da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP) está preocupada com as infiltrações causadas pelas águas das chuvas que estão a aumentar o estado de degradação do edifício Mendes & Valladas, obrigando a uma intervenção urgente para que seja preservado.
Manuel Rui é a proposta para a primeira edição de 2023 do projecto “Noite de Poesia”, da Fundação Arte e Cultura, que se realiza hoje, entre às 18h00 e às 20h30, durante um recital com as obras literárias do escritor, no Wyza Anfiteatro, daquele instituição cultural.
O embaixador português em Luanda considera que a relação Portugal-Angola é hoje pautada pela “maturidade”, depois de ultrapassados os “irritantes” e com a passagem do tempo a amenizar a “turbulência” recente entre os dois países.
Um cidadão de 33 anos de idade, que se fazia passar por efectivo do Serviço de Investigação Criminal (SIC), para difamar e caluniar, com falsas declarações os agentes, vai ser apresentado a público, esta segunda-feira, em Luanda.
Mil e 747 empresas, entre sociedades, individuais e cooperativas, foram constituídas pelo Guiché Único de Empresa (GUE), em Malanje, durante o ano de 2022, no âmbito das políticas de investimentos e de empreendedorismo em curso no país.
O Índice de Preços Grossista (IPG) registou uma variação mensal, no período de Novembro a Dezembro de 2022, de 1,19 por cento, sendo 0,03 ponto percentual superior à registada no período anterior e 1,07 pontos percentuais inferior em relação à registada no mesmo mês do ano de 2021.
O director-geral do Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC) anunciou, domingo, em Luanda, que a actividade clandestina, prestada por intermediários, que aliciam cidadãos com a garantia de atendimento mais célere à porta das unidades dos postos da instituição, têm os dias contados.