Mundo

Uganda alvo de ataques com exposição online

O Governo do Uganda é alvo de uma campanha nas redes sociais, com denúncias de abuso de uso de fundos públicos, corrupção e irregularidades nas relações policiais com a oposição.

10/03/2024  Última atualização 09H40
© Fotografia por: DR

Segundo a AP, a campanha baseia-se em fugas de documentos oficiais e tem sido apresentada como uma "exposição de questões controversas". As mais recentes publicações, sobre a Assembleia Nacional do Uganda, pretendem revelar pormenores sobre o "abuso de recursos públicos, nepotismo no recrutamento de pessoal e até conluio entre funcionários públicos e legisladores em comissões de supervisão", de acordo com a AP.

Por outro lado, focam-se na presidente do Parlamento ugandês, Anita Among, membro influente do partido no poder, criticada por alegadamente ter recebido cerca de 825 mil euros em subsídios para viagens ao estrangeiro, incluindo viagens que não se realizaram.

Among não se pronunciou ainda sobre a campanha 'online' e a AP referiu que os dados citados ainda não foram confirmados de forma independente. Um dos organizadores da campanha é Jimmy Ssentongo, um activista no Uganda.

O porta-voz da Assembleia Nacional, Chris Obore, comunicou que "o parlamento reconhece as preocupações levantadas" pela campanha sobre a instituição. "No espírito de abertura, responsabilidade e transparência, temos o dever de estudar as especificidades de todas as preocupações e abordá-las de forma conclusiva", afirmou, sem entrar em pormenores.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo