Berlim rejeita uma nova dívida comum europeia segundo o modelo do plano de recuperação pós-covid-19 para financiar a reconstrução da Ucrânia, disse esta sexta-feira (20) o ministro das Finanças alemão, Christian Lindner.
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, instou hoje o Ocidente a não desencadear o pânico por causa das tensões com a Rússia, acusada de estar a preparar uma invasão da Ucrânia.
Em
contraste, se ouvirmos órgãos de comunicação internacionais e "mesmo
chefes de Estado respeitados”, podemos acreditar "que já temos uma
guerra” em todo o país, "que há tropas a avançar pelas estradas. Mas não
é o caso”, prosseguiu. "Este pânico, quanto está a custar ao nosso país?”, interrogou-se o Presidente ucraniano.
O
Ocidente acusa há semanas a Rússia de ter concentrado mais de 100.000
soldados junto à fronteira com a Ucrânia, com vista a uma eventual
invasão daquela ex-república soviética, ameaçando Moscovo com sanções
sem precedentes em caso de uma ofensiva.
"Tudo
indica” que o Presidente russo, Vladimir Putin, "vai fazer uso da força
militar em determinado momento, talvez entre agora e meados de
fevereiro”, estimou na quarta-feira a vice-secretária de Estado
norte-americana Wendy Sherman. Várias
embaixadas ocidentais, entre as quais a norte-americana e a canadiana,
anunciaram a retirada de parte do seu pessoal na Ucrânia, devido à
ameaça de uma invasão russa.
O
leste da Ucrânia confronta-se desde 2014 com uma guerra com os
separatistas pró-russos que Moscovo é acusada de apoiar, um conflito que
eclodiu pouco após a anexação pela Rússia da península ucraniana da
Crimeia e que já fez mais de 13.000 mortos.
O chefe de
Estado ucraniano pediu hoje à Organização do Tratado do Atlântico-Norte
(NATO) para "dizer abertamente” se a antiga república soviética
ingressará no bloco militar ocidental, apesar de tal contrariar a
vontade da Rússia. Queremos alguma coisa de concreto, temos que contar com alguma coisa”, afirmou Zelensky na mesma conferência de imprensa.
"Que nos digam abertamente que nunca vamos lá estar. Alguns podem dizê-lo e outros não. Eles (representantes da Aliança Atlântica) vêm aqui e dizem que apoiam a entrada da Ucrânia na NATO. Mas não precisamos de falar do futuro, temos muitos desafios no presente”, sustentou.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Frente Popular de Libertação de Tigray (TPLF, na sigla em inglês), em guerra com o Governo de Adis Abeba há ano e meio, anunciou esta sextya-feira (20) que vai libertar 4.200 prisioneiros de guerra, incluindo mais de 400 mulheres.
A Itália propôs às Nações Unidas a formação de um "grupo de facilitação internacional" para tentar conseguir um cessar-fogo "passo a passo" na Ucrânia, anunciou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros italiano.
Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos 46 Estados-membros do Conselho da Europa manifestaram esta sexta-feira (20) a necessidade de realizar uma reunião de chefes de Estado e Governo para abordar a guerra na Ucrânia, o quarto encontro em 70 anos.
O Conselho de Administração e a Comissão Executiva do Banco YETU anunciaram, esta semana, um lucro de 10,5 mil milhões de kwanzas, alcançados em 2021, duas vezes e meia a mais quando comparados aos 4,1 mil milhões de 2020.
A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, orienta este sábado, 21, no estádio de futebol da Nossa Senhora do Monte, na cidade do Lubango, o acto político de massas, no âmbito da pré-campanha eleitoral, visando as Eleições Gerais de Agosto próximo.
O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, visitou, nesta sexta-feira, 20, em Luanda, as obras de requalificação do edifício sede do Jornal de Angola e a construção de um novo edifício para albergar a redacção central do Jornal de Angola, onde recebeu explicações do empreiteiro.
As três unidades fabris angolanas do sector têxtil contam com uma capacidade instalada para a produção de mais de 10 milhões de metros de tecido e 18 milhões de peças por ano, anunciou, quinta-feira(19), em Luanda, a chefe de Departamento das Políticas Industriais do Ministério da Indústria e Comércio, Antónia Torres.
O embaixador angolano em Singapura, Daniel Rosa, assistiu, quinta-feira(19), a cerimónia de investidura do Presidente eleito da República Democrática de Timor-Leste, José Ramos-Horta, a quem entregou uma mensagem de felicitações do Chefe de Estado, João Lourenço.