Mundo

Turquia anuncia prorrogação de acordo sem avançar data

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou sábado a prorrogação do acordo internacional sobre a exportação de cereais ucranianos, sem especificar a duração desta extensão, noticiou a AFP.

19/03/2023  Última atualização 07H59
© Fotografia por: DR

"Após conversações com ambas as partes, garantimos a prorrogação do acordo que deveria terminar a 19 de Março”, afirmou o líder turco, num discurso emitido pela televisão.

"O acordo sobre o corredor de cereais deveria terminar a partir de hoje. Como resultado de negociações com ambas as partes, prolongámos o tempo. A continuação e estabilidade do acordo é de importância vital”, disse Erdogan, também citado pela Europa Press.

Erdogan participou, ontem, num evento público em Çanakkale, na Turquia Ocidental, onde agradeceu à Ucrânia, à Rússia e às Nações Unidas pelo seu envolvimento nas negociações.

 

Reacção da Rússia

A Rússia concordou com uma extensão do acordo de exportação de cereais ucranianos através do Mar Negro por apenas 60 dias e não 120 como foi dito por Kiev, esclareceu, ontem, a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo.

"Há declarações de diferentes lados de que o acordo sobre exportação de cereais foi prorrogado por 120 dias”, disse Maria Zakharova, negando a veracidade da informação.

A mesma responsável, citada pela agência russa Interfax e replicada pela AFP, sublinhou: "Temos dito repetidamente que (...) o lado russo informou todas as partes interessadas de que o acordo foi prorrogado por 60 dias”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo